Futuro do Investidor #1 - O que são ações e como investir?
Imagem por @Deryty

Futuro do Investidor #1 - O que são ações e como investir?

Na minha infância existia um quadro do programa Rá-Tim-Bum na TV Cultura em que a abertura era "senta que lá vem história" e quem não gosta de ouvir uma boa história?

O ato de sentar nos remete a parar para prestar atenção em algo. Deixamos a correria um pouco de lado e notamos que muitas coisas levam tempo para de fato serem absorvidas.

Esse é o meu objetivo nesta newsletter, envolver por meio de histórias e trazer explicações claras e objetivas sobre finanças e investimentos, na melhor maneira “simples sem ser simplista”.

Por que esse nome?

Sempre quando falamos de investimentos estamos olhando para um horizonte maior de tempo, principalmente para o longo prazo.

Eu acredito que muitas das coisas que fazemos levam tempo até dar certo.  Com os investimentos podemos ver muito sucesso em estratégias mais voltadas para um horizonte maior de tempo.

O futuro do investidor depende do que ele plantará hoje, e aqui meu objetivo é ajudar com que esse plantio seja cada vez mais assertivo, pois muitas vezes ao plantar algo precisamos entender sobre o tipo de terra, a quantidade de regas e o tamanho do vaso.

Dois parágrafos sobre a minha pessoa

Talvez você não me conheça, mas desde 2016, estou ensinando sobre finanças e investimentos. Eu sempre escutei que tenho didática para explicar as coisas e que deveria investir nisso. Comecei minha trajetória no mercado financeiro como professor em uma ONG de educação financeira, onde também atuei como diretor pedagógico.

Essa experiência foi o ponto de partida para trabalhar em empresas como Suno Research, Levante Ideias de Investimento, Guide Investimentos e agora na EQI Investimentos. De lá pra cá já tivemos newsletters, e-books, artigos, participação em notícias, e até o lançamento de uma plataforma de streaming, o leque é muito amplo. Caso tenha curiosidade em ver toda a minha trajetória profissional, é só clicar aqui ou na minha foto acima.

Vamos ao que interessa!?

O que são ações e como investir?

Para essa primeira edição piloto quero trazer a minha melhor explicação sobre ações. O que são ações e como investir em ações são alguns dos tópicos que vamos abordar.

Uma explicação para quem tem pressa seria que as ações são pequenas partes de uma empresa.

As ações realmente representam pequenas partes de uma empresa. Outra coisa que você precisa saber é que quando compra uma ação você se torna acionista daquela empresa. 

Ao se tornar acionista de uma empresa você terá direito a receber parte dos resultados daquela empresa.

Vamos a um exemplo.

Digamos que você comprou uma ação da empresa que tem o maior valor de mercado da Bolsa. Hoje a empresa de maior valor na B3 (a Brasil, Bolsa, Balcão - a Bolsa brasileira) é a Petrobras e cada ação preferencial dessa petroleira custa R$ 39,96 (05/03/2024).

Ao comprar apenas uma ação dessa empresa você já é considerado acionista e tem preferência no recebimento de dividendos. Isso considerando o tipo de ação que você comprou.

Tipo de ação… Preferência nos divi… divi o que?

Eu te explico… Quando você vai comprar uma ação você pode comprar uma ação preferencial, uma ação ordinária ou uma unit.

A ação preferencial é representada pelo número 4 ao final das siglas que identificam a ação no home broker (plataforma para compra e venda de ações). Nesta ação você tem preferência no recebimento dos dividendos.

No exemplo que citei da Petrobras, o código da ação, também conhecido como ticker, é composto pelas letras P-E-T-R seguidas do número 4, ficando PETR4.

Já as ações ordinárias elas conferem poder de voto aos acionistas e também protegem de diluição, caso a empresa seja vendida. Para identificar uma ação ordinária no home broker é só ver o número 3 no fim do código da ação.

A Petrobras também possui ações ordinárias, identificadas como PETR3.

Claro que esse poder de voto será proporcional a quantidade de ações que você tiver comprado. Quanto mais ações, maior o seu poder de voto em assembleia.

Por último temos as ações units, essas são representadas pelo número 11 ao final do ticker da ação.

Na ação Unit nós temos um pouco de ações ordinárias e um pouco de ações preferenciais. São poucas as empresas que optam por esse tipo de ação, mas podemos citar a empresa de energia elétrica TAESA (TAEE11).

As Units da TAESA são compostas por uma ação ordinária e duas ações preferenciais.

Lembrando que todos esses exemplos não se tratam de recomendações de investimento.

Agora você deve estar se perguntando…

Como ganhar dinheiro investindo em ações? 

Há basicamente duas formas de você ganhar dinheiro com ações: pela valorização das ações ou pelo recebimento dos dividendos. Claro que dentro desse contexto há diversas filosofias de investimentos, como Buy and Hold, Day Trade, Value Investing, entre outras. Podemos abordar esse assunto numa próxima news.

O fato é que os dividendos são parte do lucro que uma empresa distribui aos seus acionistas. 

Esses dividendos são distribuídos conforme a política da empresa. Algumas empresas pagam dividendos trimestralmente, semestralmente, anualmente e há também aquelas que nem pagam dividendos, reinvestindo o lucro na própria empresa.

A Apple (Nasdaq: AAPL; B3: AAPL34) é um exemplo de empresa que demorou um tempo para pagar dividendos. A empresa da maçã ficou 17 anos sem pagar dividendos aos seus acionistas. Esse pode até ser um fator na sua escolha de empresa ao investir.

A outra forma de ganhar dinheiro com a ação é pela valorização. A ação que você possui pode valer mais do que quando você comprou, só que para aproveitar essa valorização você precisa vender essa ação.

Daí antes de vender e embolsar o lucro, você precisa se lembrar dos motivos que fizeram você investir naquela empresa. 

Se por acaso algum fundamento que você acreditava se perdeu ao longo do tempo, ou então a empresa valorizou num patamar que você tinha projetado, enfim, os motivos podem ser muitos, mas você precisa estar certo dessa sua decisão.

Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre a mordida do leão nos seus investimentos em ações.

Como funciona o imposto nas ações?

É importante lembrar que toda ação que você tiver em carteira deve ser declarada anualmente à Receita Federal por meio da declaração de imposto de renda. 

Na corretora que você investe verifique sobre o informe do imposto de renda. Neste documento haverá a sua posição nos ativos que investiu, mostrando a quantidade, valores e o recebimento de dividendos.

Você também pode consultar a sua posição acionária no Portal do Investidor (CEI) da B3, mas lá não há todo o detalhamento que precisa para a Receita Federal. 

Por fim, essa quantidade de ações e o recebimento de dividendos devem ser informados na sua declaração de IR.

Quando devo pagar imposto nas ações?

Quando há venda de ações com lucro, caso o total das suas operações ultrapasse R$ 20 mil no mês, há a necessidade de pagamento de impostos por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais, mais conhecido como DARF. Caso você opere abaixo desse valor no mês, não há necessidade de pagamento de imposto, mas ainda continua obrigatório a declaração das suas ações no imposto de renda anual.

Espero que esse Guia tenha te auxiliado com relação aos primeiros passos no investimento em ações. Acredito que o que foi abordado aqui pode te ajudar nessa etapa inicial de entender como funciona e como começar nesse tipo de investimento. 

Aos poucos vamos falando sobre os diversos tipos de investimento que existem e os riscos para cada modalidade. Para a próxima edição vamos falar sobre o investimento em fundos imobiliários. Até lá!


Créditos da imagem de capa e logo da News Deryty de Jesus Santos


Deryty de Jesus Santos

Doador de sangue, Artista Caligráfico e mais um monte de coisas...

10 m

Como sempre você faz um trabalho incrível!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diogo Brandão

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos