Futuro do trabalho na era digital
Hunters Race by Unsplash

Futuro do trabalho na era digital

Mudanças em modelos de negócio na era digital tem provocado, também, mudanças profundas no trabalho do século 21. Segundo publicação do Fórum Econômico Mundial que trata do futuro do trabalho, os cargos ou especialidades de maior importância nos dias atuais nem sequer existiam há cinco ou dez anos atrás.

65 % das crianças que entram na escola primária nos dias atuais atuarão profissionalmente em áreas que ainda não existem.
The Future of Jobs, Fórum Econômico Mundial

Nesse contexto, a necessidade de entender e aceitar a mudança no panorama do trabalho da era digital é fundamental.

Mudanças tecnológicas, socio-culturais, geopolíticas, demográficas e suas interações gerarão novas profissões e cargos. Além disso, o life long learning ou formação continuada, será fundamental para colocações e recolocações no mercado de trabalho.

Esse é e será um grande desafio para as áreas de recursos humanos e gestão. Mudanças constantes em modelos de negócio requer que profissionais tenham competências diversas para poder atuar numa área. Mais do que isso, o leque de competências do profissional da indústria 4.0 e da era digital deve permitir que sua atuação se dê em diferentes áreas.

Dados apontados pelo estudo “The Future of Jobs” conduzido pelo Fórum Econômico Mundial e que relaciona um grande número de profissionais de diferentes áreas que vão da indústria, gestão e recursos humanos, traz resultados alarmantes.

Em 2020, mais de um terço das competências essenciais para a grande maioria das profissões não eram consideradas essenciais em 2016.
The Future of Jobs, Fórum Econômico Mundial

O mapeamento de competências nos profissionais é fundamental para a seleção adequada de profissionais na era digital. Um dos métodos para realizar essa seleção é mapear conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) dos profissionais.

Conhecimento

O conhecimento é o saber. É o que se aprende ao longo das formações desses profissionais e podem ser relacionadas às hard skills.

Habilidade

A habilidade é o saber fazer. Isso compreende tudo o que é aprendido, vivido e utilizado ao longo da vida do profissional que em algum momento aplicou a teoria na prática.

Atitude

A atitude é o querer fazer. É aqui que entra a “vontade” e o que leva o profissional a escolher realizar alguma tarefa. Isso se relaciona ao engajamento e a motivação do time para se atingir o objetivo.

Selecionar profissionais na era digital é, sem dúvida, um grande desafio. Os profissionais de RH terão muito mais variáveis a analisar do que tão somente a formação e experiências. Será necessário avaliar a adaptabilidade do profissional ao mundo disruptivo e volátil em que nos encontramos atualmente. Por outro lado, quem procura colocação deve se atentar que as mudanças constantes serão rotineiras e que essa volatilidade requer resiliência.

Você está preparado(a) para essas mudanças?

Deixe seu comentário!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Daniella Caluscio dos Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos