Design de Futuros na prática: o que fazer na sua empresa ainda hoje?

Design de Futuros na prática: o que fazer na sua empresa ainda hoje?

A primeira vez que me falaram sobre futurologia eu confesso que torci o nariz, afinal de contas com tantas mudanças no mundo acontecendo o tempo todo, com é que alguém consegue prever o futuro?

Durante meu tempo na Digital House uma das disciplinas que eu lecionava era “Tecnologias Emergentes“, a ideia dessa disciplina é preparar os líderes de hoje para tecnologias que já existem e podem impactar o seu negócio em poucos anos ou às vezes em poucos meses.

Pesquisando conteúdos para essa disciplina comecei a notar que existia uma imensa quantidade de novas tecnologias já disponíveis no mercado comercialmente, mas que, na prática, ainda eram restritas a um público muito pequeno. E ainda haviam outras tecnologias que, apesar de ainda não estarem disponíveis comercialmente, já existiam na forma de protótipos funcionais e deveriam chegar ao mercado em pouco tempo.

Eu sempre trabalhei com tecnologia e é muito fácil esquecer nesse ramo que “tecnologia é feita por pessoas e para pessoas”. Ou seja, quem realmente define a adoção de novas tecnologias é o comportamento humano.

Que problema essa tecnologia resolve na vida do indivíduo ou das empresas? Qual a curva de aprendizado para dominá-la? Qual a infraestrutura necessária para utilizá-la? Respondendo essas e outras perguntas é possível ter uma ideia da adoção dessa tecnologia pelo mercado consumidor.

Outro fator a ser considerado nessa equação são os riscos ou barreiras para adoção dessa tecnologia. Às vezes não existe legislação disponível. Às vezes ela depende de outras tecnologias. O custo pode não ser acessível ou seu uso pode exigir uma mudança cultural.

Em maio/2021 fui contactado pela primeira vez por uma consultoria alemã que infelizmente não posso revelar por ter assinado um NDA. Eles procuravam um especialista em tecnologia para enriquecer uma pesquisa que estavam fazendo de Creative Foresight para um cliente. Trabalhando com essa consultoria acabei aprendendo muito sobre o que é design de futuros na prática e continuei meus estudos sobre o assunto.

De forma resumida, podemos dizer que design de futuros é preparar a sua empresa hoje para os futuros impactos que o mercado vai sofrer em breve.

Não é prever o futuro, pois ninguém está adivinhando o que vai acontecer, as previsões são baseadas em cenários futuros onde se leva em consideração 3 pontos principais:

  1. Tecnologias já existentes que ainda não estão amplamente disponíveis
  2. Comportamento do consumidor no segmento de atuação da empresa
  3. Riscos e barreiras tecnológicas, culturais e de mercado

Usando esses cenários de futuro é possível criar personas de clientes e baseado nessas personas é possível criar produtos e serviços para resolver seus futuros problemas e necessidades.

Uma vez definidos os possíveis futuros produtos e serviços que vão manter sua empresa competitiva nesses cenários, é hora de criar um plano de parcerias, contratações e treinamentos para a empresa estar preparada para desenvolver esses novos produtos e serviços quando chegar a hora certa.

Se você espera seu concorrente inovar para adotar as mesmas práticas na sua empresa provavelmente você esperou tempo demais e talvez já não tenha mais tempo hábil de acompanhá-lo. Para isso é que existe o design de futuros como disciplina nesse cenário de constante inovação tecnológica que vivemos.

Se interessou pelo assunto e precisa de uma parceria para implementar essa prática na sua empresa? Estou oferecendo consultoria de Inovação e Design de Futuros, além de outros serviços e treinamentos que você encontra no meu site.

E se gostou do artigo divulgue para os seus amigos e fique à vontade para me enviar perguntas!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Edney Souza 🧙‍♂️

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos