Gamer, futura mamãe e P.O do SAJ ADV
Conheça a história de Catarina Moura, a pernambucana manezinha, apaixonada por tecnologia desde a infância
“Geralmente as crianças gostam de ver desenho, mas eu, quando era pequena, gostava de ficar no computador”, conta Catarina Moura, de 26 anos, pernambucana, que se considera manezinha, porque mora em Florianópolis desde seus 2 anos, Product Owner (P.O) do SAJ ADV. Essa paixão começou com seu pai, grande entusiasta da tecnologia, costumava incentivar que as filhas Catarina, Carolina, Mikaele e Nathalia, a entender sobre o assunto.
Desde cedo, ao invés de montar e desmontar quebra-cabeças, Catarina e as irmãs montavam e desmontavam computadores. Se o computador quebrava, elas próprias consertavam.
A paixão continuou pela sua vida adulta, seja jogando seus jogos favoritos – League of Legends, TFT e Valorant – aos fins de semana, ou na sua profissão, enquanto P.O de um software jurídico.
Formada em sistemas para a internet, a jovem é responsável por planejar e gerenciar a lista de tarefas com as atividades do desenvolvimento, receber o protótipo (modelo inicial) de uma funcionalidade, e colocar quais as regras de negócio, regras de tela, compilar todas as informações e enviar para a equipe que irá desenvolver aquela funcionalidade.
Entrou no SAJ ADV sabendo que era ali que gostaria de estar. Antes de cursar sistemas de informação, fez três semestres do curso de Direito, curso que parou quando iniciou na área de tecnologia. Não deixou Direito porque não gostava, mas sim, para se dedicar ao assunto que viria a ser sua carreira. No entanto, o gosto pela área jurídica se manteve e o desejo de aliar tecnologia e Direito a fez se candidatar a uma vaga na Softplan.
No momento de sua candidatura, no entanto, a vaga que almejava – no SAJ ADV - não estava aberta. Então, optou por outra área da gigante manezinha. Após algum tempo, a vaga que desejava no SAJ ADV se abriu, e determinada, Catarina não perdeu tempo em se candidatar.
Por isso, em setembro de 2019 começou a atuar como analista de suporte ao cliente no SAJ ADV. Em fevereiro de 2021, surgiu a oportunidade de ser P.O do software. Oportunidade, esta, que aceitou e cargo que ocupa desde então.
Recomendados pelo LinkedIn
Este cargo exige apresente as evoluções do produto para toda a empresa. Esse é o seu maior desafio na área, já que é bastante tímida. Ainda assim, que a escuta apresentando não percebe essa dificuldade. A provável razão para isto é que Catarina estuda muito sobre sua área e busca sempre melhorar sua atuação. Sempre que tem tempo para se dedicar à leitura, escolhe livros que sobre produto, tecnologia e desenvolvimento pessoal, como o livro “Inspirado”.
Um desafio: falar em público. Fazer essas apresentações para a empresa inteira, nossa. Mas são coisas que eu trabalho bastante em mim, sabe?
Nesse sentido, o home office foi um facilitador. O modelo, em si, não era novidade para ela, que já tinha atuado dessa forma. Inclusive, prefere trabalhar desse modo. Não só por facilitar na realização de apresentações para a empresa, como na produtividade.
Eu acho que é até mais produtivo do que estando no escritório, porque lá a gente acaba tendo bastante distração. Ali não, eu to no meu mundinho trabalhando, fico bem focada. Também gostaria de poder me reunir com o pessoal de vez em quando, a gente trocar ideias também é importante, né? Mas o dia a dia no home office para mim, é maravilhoso.
O modelo também será bom para conciliar com seu futuro, após o nascimento de Beatriz, sua primeira filha, de quem está grávida de 7 meses.
Inclusive, isso é o que espera do futuro, continuar no SAJ ADV, estudar e conciliar a maternidade com o trabalho!
Continue nos acompanhando aqui pelo LinkedIn para conhecer as histórias de quem faz o SAJ ADV