Ganhando o jogo na Rotina
Ganhando o Jogo na rotina - Introdução
Os desafios para fazer prosperar um negócio são muitos, no Brasil as oportunidades são as mais diversas, pois, temos baixa produtividade, mão de obra sem qualificação, baixo investimento em inovação e uma enorme dificuldade para empreender e deslanchar com o um novo negócio. Estudo divulgado pela FGV aponta que o crescimento da produtividade no mercado de trabalho nacional entre os anos de 1995 e 2018 foi de apenas 1%, nesse mesmo estudo, a estimativa era de que em 2019 a produtividade média recuasse 0,7%. Há muitos desafios que estão postos sob essa questão da baixa produtividade, entre elas os tipos de empregos que movem a economia brasileira que tem baixa produtividade intrínseca, entre eles a construção civil, serviços de baixa complexidade (lojas, restaurantes, cabeleireiros, call centers, etc.) atividades intensivas em mão de obra, com baixo nível de automação, e soma-se a isso o desprezo em grande parte das empresas dos mais diversos portes, pelo trato diário na mitigação e resolução definitiva dos problemas, o que traz um impacto imediato na competitividade das empresas brasileiras.
É sobre os problemas que se repetem, que está centrada a iniciativa GANHANDO O JOGO NA ROTINA. Tratar a rotina diária está no centro da discussão em algumas empresas, porém, o desejo de grande parte dos gestores de empresas é encontrar a bala de prata, que resolve os problemas e eles não voltam a ocorrer. A má notícia é que essa bala de prata usada para aniquilar os vampiros nos filmes não existem na vida como ela é. No dia a dia das empresas, sejam elas públicas, da indústria ou serviços os problemas costumam tomar tempo dos profissionais e empresários e o pior, os problemas geralmente se repetem gerando baixa produtividade e especialmente perdas que afetam fortemente a capacidade de gerar valor dessas empresas.
É sempre usada por muitos empresários e mesmo gestores de negócios, a frase de Peter Drucker que diz que “Dentro das empresas só existem custos. O lucro está lá fora no mercado”. É nessa afirmação que está a grande oportunidade, pois, o lucro será feito no mercado, porém, a empresa se torna competitiva mitigando e eliminando os problemas internos que causam a baixa competitividade. Gerir a rotina é um grande desafio para as empresas brasileiras, mas nela, está a grande oportunidade de ganhar o jogo na concorrência do mercado. Segundo Philip Kotler, “As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada”.
Ganhar o jogo de competir em um mercado globalizado não está em uma fórmula mágica ou em uma bala de prata, está na aplicação de métodos diários que mapeiam as atividades, padronizam, identificam os problemas e tratam visando mitigar os efeitos e resolver definitivamente as causas dos problemas, visando trazer produtividade e competividade para o negócio. O trabalho na rotina é o caminho mais seguro para estabilizar o negócio e prepará-lo para novos saltos, ou seja, expandir, inovar e crescer de forma sustentável. A jornada de gerir a rotina está intimamente ligada a jornada da excelência nos negócios, ela não é obtida de forma instantânea como você leitor quem sabe esperava, as empresas referência de práticas de excelência seja no Brasil ou em países desenvolvidos, tem uma rotina solida, baixa variabilidade nos processos, mão de obra qualificada e sempre estão dispostas a melhorar e inovar.
Afinal como ganhar o jogo através do gerenciamento da rotina?
É sobre esse tema que a iniciativa ganhando o jogo na rotina irá se debruçar, com as etapas listada abaixo:
Ø Conceito de gestão da rotina ou gestão dia a dia;
Ø Conheça seu ambiente e resultado;
Ø Defina especificações, indicadores e metas;
Ø Estabeleça padrões simples;
Ø Defina papéis e responsabilidades;
Ø Check como filosofia de vida;
Ø Trate as não conformidades;
Ø Mude de Patamar!
Gilson Cerqueira
Supervisor de produção na M DIAS BRANCO
4 aExcelente... PARABÉNS....
Supervisora de Gestão e Apaixonada por Impacto Social
4 aBrilhante! Obrigada pela partilha.👊
Engenheira de Produção Coordenadora de Excelência Operacional | BRF
4 aÓtimo artigo! É na rotina que ganhamos o jogo!👏👏
Coordenadora de Logística| Comercio exterior |Supply Chain Management | Melhoria Continua |Green Belt | Agile | Scrum | Project Owner | Management 3.0
4 aPara ter consistência na rotina, precisamos criar o propósito para as pessoas que irão executa-la, envolver na implantação, não impor, ir ganhando dia a dia com resultados que as pessoas conseguiam enxergar como contribuíram e o que poderão ganhar com isto.
Gestão Industrial | Gestão de processos | Melhoria Continua |
4 aVerdade Benatti! Exige muita disciplina e foco, bons exemplos são a excessão. Abraço