Gartner prevê que os gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024
Gastos com serviços de TI superam os gastos com serviços de comunicação pela primeira vez em 2024
A expectativa de gastos mundiais com TI deve ser de US$ 5 trilhões em 2024, um aumento de 6,8% em relação a 2023, de acordo com a última previsão do Gartner, Inc. Embora a IA generativa (GenAI) tenha tido um entusiasmo significativo em 2023, não altera significativamente o crescimento dos gastos com TI no curto prazo.
“Embora a GenAI mude tudo, ela não terá um impacto significativo nos gastos de TI, semelhante à IoT, blockchain e outras grandes tendências que experimentamos”, disse John-David Lovelock , vice-presidente analista do Gartner. “2024 será o ano em que as organizações realmente investirão no planejamento de como usar GenAI, no entanto, os gastos com TI serão impulsionados por forças mais tradicionais, como lucratividade e mão de obra, e arrastados por uma onda contínua de fadiga da mudança.”
Serviços de TI impulsionam investimentos com TI em 2024
Os serviços de TI continuarão a ver um aumento no crescimento em 2024, tornando-se o maior segmento de gastos com TI pela primeira vez. Prevê-se que os gastos com serviços de TI cresçam 8,7% em 2024, atingindo 1,5 biliões de dólares (ver Tabela 1). Isto se deve em grande parte ao investimento das empresas em projetos de eficiência e otimização organizacional. Estes investimentos serão cruciais durante este período de incerteza econômica.
“As empresas continuam a encontrar mais usos para a tecnologia – a TI saiu do back office, passou pelo front office e agora está gerando receita, até que haja um patamar sobre como e onde a tecnologia pode ser usada em uma empresa, não pode haver um platô nos gastos corporativos com TI.”, diz Lovelock
Recomendados pelo LinkedIn
Previsão mundial de gastos com TI (milhões de dólares)
Mudanças dos CIOs continua a impactar os gastos com TI
A taxa geral de crescimento dos gastos com TI em 2023 foi de 3,3%, um aumento de apenas 0,3% em relação a 2022. Isso se deve, em grande parte, à cansativa mudança entre os CIOs. O ímpeto será recuperado em 2024, com os gastos gerais em TI aumentando 6,8%.
Mesmo com a esperada recuperação do dinamismo em 2024, o ambiente mais amplo de gastos com TI permanece ligeiramente limitado pelas mudanças recorrentes. O cansaço decorrente da situação pode manifestar-se como resistência à mudança – com os CIOs hesitando em assinar novos contratos, comprometer-se com iniciativas de longo prazo ou contratar novos parceiros tecnológicos. Para as novas iniciativas lançadas, os CIOs exigem níveis mais elevados de mitigação de riscos e maior certeza de resultados.
A metodologia de previsão de gastos com TI do Gartner depende fortemente de análises rigorosas das vendas de mais de mil fornecedores de toda a gama de produtos e serviços de TI. O Gartner utiliza técnicas de pesquisa primária, complementadas por fontes de pesquisa secundárias, para construir um banco de dados abrangente de dados sobre o tamanho do mercado no qual basear suas previsões.
A previsão trimestral de gastos com TI do Gartner oferece uma perspectiva única sobre os gastos com TI nos segmentos de hardware, software, serviços de TI e telecomunicações. Esses relatórios ajudam os clientes do Gartner a compreender as oportunidades e desafios do mercado. A pesquisa mais recente de previsão de gastos com TI está disponível para clientes do Gartner em “Gartner Market Databook, atualização 4T23”.
Fonte: Gartner