Gente feliz dá lucro - Parte 1

Gente feliz dá lucro - Parte 1

Existem alguns ditados e frases de efeito sobre pessoas felizes, mas até agora, e eu posso estar errado, nunca li algo como o título deste artigo. De fato, a felicidade é objetivo de 99,9% da população mundial. É mais do que óbvio que pessoas com a saúde mental em dia possuem o desejo de serem felizes. O ponto que quero destacar aqui é o fato indiscutível que o sentimento de felicidade move o ser humano. Há duas coisas muito importantes para nós, empreendedores:

- Ser produtivo

- Comprar

Neste artigo vamos abordar, sob a ótica da filosofia Disney, como a felicidade nos move a sermos produtivos.

Segundo um estudo realizado pela Harvard Business School, pessoas felizes são 31% mais produtivas, vendem 37% mais e são três vezes mais criativas. Além disso outros estudos baseados em ROI (retorno sobre investimento) indicam que cada Dólar investido na felicidade dos colaboradores gera de 6 a 12 Dólares de retorno. Portanto, a ciência só comprova o que nosso título afirma e o que Walt Disney já aplicava em suas empresas desde 1923, e mais profundamente a partir de 1955 em seus parques.

Walt Disney não era um anjo, como muitas pessoas gostam de dizer. Na verdade, ele era uma pessoa bem difícil de lidar quando se tratava de trabalho. No entanto, ele foi claro em seu modo de pensar quando o assunto era seus colaboradores, ou os membros do seu elenco. Walt dizia que era mais importante contratar um sorriso e ensinar-lhe a trabalhar do que contratar um trabalhador experiente e ensiná-lo a sorrir. Somente esta afirmação revolucionaria boa parte dos departamentos pessoais de hoje em dia. Sim, contratar uma pessoa de atitude e feliz, é muito melhor e mais produtivo do que contratar um super técnico carrancudo e mal educado.

Casting Center do Walt Disney World Resort, o centro de seleção da Disney em  Orlando

A Disney aplica isso até hoje em seus programas de seleção. Mais do que isso, a Disney preza por um ambiente que traga alguns conceitos geradores de felicidade para seus colaboradores, em especial os que trabalham nos seus resorts. Veja o exemplo do carrossel da Disneyland, na Califórnia. Os membros do elenco que lá trabalham são informados que as partes douradas desta atração são pintadas com tinta que contem ouro. Isso sendo verdade ou não, cria nos funcionários responsáveis pela manutenção e limpeza do equipamento um sentimento de propósito e missão. Eles não estão cuidando de um simples carrossel, mas sim de uma joia, de uma atração valiosíssima para a empresa. Isso gera um engajamento muito maior do que a simples manutenção de uma máquina.

Outro exemplo é o clima mantido pelos líderes junto a seus liderados. O setor que recebe reclamações e elogios dos visitantes faz questão de repassar aos líderes de departamentos, e esses passam a seus liderados a maioria dos elogios recebidos por carta, e-mail e outros meios de comunicação. Os funcionários são constantemente lembrados do bom trabalho que realizam e que eles fazem parte da magia que acontece diariamente em cada um dos parques da Disney pelo mundo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como empreendedores temos de entender que nossos colaboradores, os membros do nosso elenco, precisam ser recompensados financeiramente e emocionalmente. O incentivo emocional, o feedback positivo e o ambiente de trabalho são tão importantes quanto o salário no final do mês. Você não deixa de pagar o salário deles (ou pelo menos não deveria) e também não deveria deixar de fornecer-lhes a correta motivação, incentivo e "salário emocional". Esse modo de agir se torna ainda mais vantajoso se considerarmos que essas atitudes são extremamente baratas e geram um resultado extraordinário.

Na minha opinião, e espero que na sua também após este breve artigo, felicidade deveria ser o objetivo mais importante a ser alcançado dentro de uma equipe. Isso, pois como já mencionei no título deste artigo, gente feliz dá lucro, principalmente quando o dono da felicidade está do lado de dentro do balcão.

No próximo artigo vamos falar: como gerar a felicidade no cliente faz com que ele compre mais e fique ainda mais feliz.


Paulo Fernando Silvestre Jr.

Mestre e Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, LinkedIn Top Voice e Creator, Consultor de customer experience, mídia, cultura, reputação e transformação digital, Professor, Jornalista

5 a

Meu caro Bruno, posso afirmar, por experiência própria, que o que você diz nesse seu belo artigo é a mais pura verdade! :-) Obrigado por compartilhar conosco. Um abraço grande.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bruno de Oliveira Gonçalves

  • Querido tio Walt...

    Querido tio Walt...

    Querido tio Walt, Nunca te conheci, mas me sinto íntimo o suficiente para te chamar assim e acho que muitos de nós…

    21 comentários
  • Felicidade, propósito, produtividade e dinheiro

    Felicidade, propósito, produtividade e dinheiro

    Será que as quatro palavras que compõem o título deste artigo podem, de alguma forma, fazer sentido juntas? Ou melhor…

    4 comentários
  • O Storytelling de bilhões!

    O Storytelling de bilhões!

    Que o storytelling é uma arte pouca gente duvida, ainda mais quando falamos de cinema. No entanto um nicho do cinema…

    11 comentários
  • Saia da crise do coronavírus facilmente! Método 100% testado e comprovado!

    Saia da crise do coronavírus facilmente! Método 100% testado e comprovado!

    Gostou do título? Sentiu confiança? Preparado(a) para descobrir os segredos de como sair desta crise mais forte? Pois…

  • A Diversidade o pensamento estratégico

    A Diversidade o pensamento estratégico

    A cada dia que passa fica mais claro para as empresas do mundo todo a importância da diversidade em seus quadros de…

    2 comentários
  • Disney+, a prova que todos precisamos inovar

    Disney+, a prova que todos precisamos inovar

    Desde que Walt Disney era vivo, sua empresa desenvolveu técnicas diferenciadas para distribuir seus filmes e animações.…

    2 comentários
  • Atendimento, treinamento e crescimento – a mágica trindade do varejo!

    Atendimento, treinamento e crescimento – a mágica trindade do varejo!

    Segundo um estudo realizado pela Harvard Business Review, 84% dos consumidores entrevistados relataram que suas…

  • A Revolução da excelência

    A Revolução da excelência

    Do latim excellentia, a palavra excelência claramente expressa a qualidade daquilo que é superior ou, com o perdão da…

    2 comentários
  • Tire o olho do seu umbigo!

    Tire o olho do seu umbigo!

    Apesar de me focar na metodologia Disney, sempre me mantenho atento a outras organizações inspiradoras do mercado…

  • Seja o herói que o mercado precisa!

    Seja o herói que o mercado precisa!

    Já ouvi muitas criticas, algumas construtivas, sobre meu entusiasmo e paixão pelo mundo Disney, em especial por conta…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos