Gerência que precisa se conhecer e reconhecer os outros.

Gerência que precisa se conhecer e reconhecer os outros.

O mais importante no que diz respeito a gerência, é a influência que este cargo exerce sobre as pessoas que são gerenciadas, por vezes alguns ainda se perguntam se realmente tem competência para tal função, não generalizo a informação, existem muitos gerentes competentes porém, precisam aprender a lidar com os desafios e também buscar formação para tal missão, é claro que para aqueles que se predispõem a serem futuros gerentes, precisam antes de tudo mostrar grande capacidade de julgamento e liderança, talvez essas sejam as grandes virtudes a serem valorizadas quando se procura um líder. No entanto, essas qualidades são as mais difíceis de se encontrar no lideres atuais e além disso, as escolas de administração sequer tentam aprimorar essas qualidades essenciais (...). Jamais um profissional em início de carreira venha a se prejudicar por falta de competência técnica. Talvez as oportunidades ajudem a adquirir essa competência técnica, além do seu próprio esforço perante aos desafios que chegam até ele.

Para atuar a frente de pessoas, é necessário que o líder, antes de tudo tenha maturidade e experiência que lhe darão condições para lhe dar com diversas situações conflitantes que poderão surgir pela frente.

O líder também deve frequentemente estimular todos os que o cercam a aceitar os desafios do mundo, tendo ampla visão daqueles que o cercam, permitindo que outras pessoas desenvolvam um grande potencial que quase sempre está adormecido. São poucos os gerentes que percebem isto, alguns não abrem concorrência para tal empreitada por falta de coragem para lidar com essa situação.

Por fim as grandes organizações sempre procuram “valores” fundamentais quando seleciona ou preparam grandes líderes: Um deles é a concentração no cliente, de que maneira essa pessoa torna o cliente feliz, compreendendo e solucionando seus problemas. O segundo valor básico é a liderança que mede a maneira pela qual o indivíduo inspira a equipe, implanta uma visão compartilhada, a capacidade de motivação que exerce sobre os subordinados e compreende o que eles necessitam, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Finalmente um valor fundamental é a comunicação eficiente com os outros, e até que ponto ele é acessível e franco? Um bom líder tem comprometimento com as respostas e com a verdade antes de tudo, ele olha nos olhos e sempre escuta com atenção as dificuldades encontradas. Além é claro de resolvê-las com vontade. E se a resposta verdadeira for um “sinto muito, eu lamento não poder te ajudar” que seja olho no olho (...).

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jorge Amorim

  • Liderança transformacional.

    Liderança transformacional.

    A liderança transformacional é um dos estilos mais eficazes nas empresas modernas. Esse estilo de liderança é…

  • Comercial + Marketing almas gêmeas?

    Comercial + Marketing almas gêmeas?

    Em vários momentos verifico que cada vez mais o marketing e o comercial devem andar de mãos dadas, e porque não o…

  • Meta X Objetivo

    Meta X Objetivo

    Objetivo e meta são diferentes entre si. Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos