Geração prateada e o despertar da consciência.
Dia 01 de Outubro dia em que se comemora o dia do idoso é um dia para trazer reflexões de como estamos cuidando e nos preparando para essa fase da vida, mais principalmente como estamos cuidando de nossos idosos.
O Somos 60+, projeto em que sou sócia, nasceu com esse objetivo de compartilhar boas práticas e experiências e, principalmente, trazer exemplos da diversidade etária, mostrar que é possível construir nas empresas ambientes menos tóxicos, com mais respeito, e admiração entre as faixas etárias, o que chamamos de gestão geracional,; a idade não pode ser um balizador de como e quem contratar ou manter no ambiente de trabalho. Esse tema é muito novo nas empresas, mais é necessário falar sobre a diversidade etária e a capacidade de admitir todos os tipos de idade em uma organização. A integração das gerações pode ser a chave de sucesso para uma empresa, porém é preciso saber conduzir a integração das gerações, desde o processo de recrutamento até à promoção dos colaboradores.
Precisamos combater o estigma social, o que pode ser visto como uma forte reprovação das características de pessoas, ameaçando a longevidade dos desses colaboradores entre 40 e 60 anos no mercado de trabalho.
O conceito de ESG, que reúne as políticas de meio- ambiente, responsabilidade social e governança, será cada vez mais cobrado das empresas ele e está também diretamente relacionado à geração de negócios. Na dianteira do S, cada vez mais os investidores querem ver que as empresas estão ativamente comprometidas com a superação da desigualdade e da discriminação, tanto por meio do tratamento justo dos funcionários quanto garantindo que nenhum grupo social seja excluído do acesso a produtos e serviços essenciais.
Recomendados pelo LinkedIn
Empresas inovadoras que olham o futuro, e os impactos sociais vão trabalhar fortemente esse tema em suas empresas,; isso constrói relações, ampliam a visão do acolhimento, traz questões geracionais que permitem a troca de aprendizado e trazem maturidade, despertam a consciência da transformação e da mudança,. As pessoas que são mais experientes tendem a trazer mais conhecimento, expectativas, experiências e perspectivas diferentes. Em outras palavras, é a base da inovação.
Estamos na era da experiência,. Todos queremos respostas rápidas, tudo é sentido de urgência, mas principalmente viver a melhor experiência,. Quando uma empresa e seus líderes conseguem criar uma jornada, uma entrega de valor e uma boa experiência, você consegue despertar ver que essas diferenças são pequenas e que as semelhanças entre as pessoas fazem muito mais sentido. Estabelecer uma conexão é ouvir o outro, entender o lugar do outro, isso fortalece, traz admiração e respeito nas relações.
Uma empresa que valoriza a diversidade etária, melhora seu desempenho, criatividade e produtividade e cumpre seu papel social extremamente importante na construção de uma boa imagem. Quando se fala de responsabilidade social, consciente ela precisa ter uma abordagem em sua totalidade, e a gestão geracional e o combate ao preconceito a idadismo/etarismo envelhecimento é fator predominante. Que este artigo possa incentivá-la(o) a fazer mudanças pequenas, contínuas e significativas.
Tania Machado.
Head of Marketing | Diretora de Marketing | Latam Marketing Head | Gerente de Marketing Latam
1 aParabéns Tania. Reflexão mais que necessária
Cofundadora na Trilha Gestão de Projetos e Diretora Administrativa na Fleximedical
1 aParabéns pelo artigo Tania Machado. Levantar essa bandeira em nossa sociedade é algo relevante!
Diretora Geral da Dynamica Consultoria, apoiando empresas nos processos de mudanças organizacionais
1 aTania Machado parabéns pelo excelente texto e mais do que isso por levar esse tema verdadeiramente para dentro das empresas com as ações do Somos 60+. 🙌🙌👏👏
Head | Diretor | Gerente Senior | Conselheiro | Mentor | Supply Chain | Logística | Procurement | Suprimentos | Compras | S&OP | Gestão de Contratos e Riscos | Gestão/Desenvolvimento de Pessoas | Gestão de Estoques
1 aExcelente post Tania Machado !!! Concordo totalmente com a necessidade urgente, aliás já muito atrasada, das empresas e da sociedade como um todo, criar agendas reais de inclusão do Time 50,60+ nas estruturas das empresas. Por equanto, temos algumas empresas com um discurso muito bem alinhado, mas pouco colocado na prática. São raríssimas as empresas que realmente tem uma política de inclusão etária. Mas do que uma desumanidade, entendo ser o erro gravíssimo de estratégia, pois além perderem grande oportunidade de agregar/manter um alto nível de conhecimento/experiência, não lêem claramente o sinal das tendências dee formação da população, que claramente está rapidamente envelhecendo. Convido você Tania Machado e a todos que lêem essa mensagem, que leiam também meu post recentemente publicado sobre o tema ETARISMO !!!
Board Member | Conselheiro Consultivo | Mentor de Carreira e Negócios | Advisor | Diretor Comercial, Marketing e Suprimentos
1 aTania Machado excelente reflexão. Obrigado por compartilhar