Geração Y e Z, não se preocupe com sua carreira!
Michael Hirshon

Geração Y e Z, não se preocupe com sua carreira!

Já dizia a frase do nosso querido poeta, contista e romancista Charles Bukowski: "Find what you love and let that kill you".

Essa frase é muito poderosa e diz tudo sobre fazer o que ama, mais precisamente em seu trabalho/ofício. Defendo a ideia de que tudo é possível, principalmente encontrar um trabalho que você ame, que te inspire, que ao acordar você fale:

- Que maravilha! Hoje é segunda-feira e eu amo de paixão o meu trabalho! Ele faz eu viver e não morrer. É bem isto que a frase nos diz. Se você pensa: Pelo menos o meu "salário" está sendo depositado e é alto, sinto-lhe dizer, você está morrendo ou estagnado. Eis algumas perguntas para identificar se você está vivendo ou morrendo em sua carreira: Você está sendo testado? Quais os desafios que você enfrentou hoje? O que você fez para contribuir para algum projeto? Você recebe feedback semanais? Já recebeu feedback? Há relacionamento profissional com o seu superior? Está feliz com o que faz? A empresa está investindo em você?

Acredito que não seja a famosa crise dos 25 ou 30, ou então em alguma crise existencial, mas sim, um momento fundamental para grandes escolhas e decisões. Para isto a idade não interfere em absolutamente nada, cada um tem o seu tempo, suas habilidades e aspirações.

Tenha diversas carreiras, em diferentes segmentos, acredite, um complementa o outro!

Contando um pouco sobre a decisão da minha carreira, foi realmente "batido o martelo" quando eu tinha 14 anos - isso em 2004, quando assisti aquele filme Duas Vidas, em que o Bruce Willis é o personagem principal. Bom, durante o filme ele conhece uma criança - que é ele mesmo - e há um momento que a criança conhece a casa dele (a futura casa) e ele fica abismado com o tamanho e a beleza. Aí vem a pergunta dele: O que você faz? E o Russ (Willis) diz: Consultor de Marketing, aí foi a confirmação, logo pensei: ... "vou ser muito bem sucedida e ainda mais amando o que faço". Bom, ainda bem que tudo deu certo com todo o meu foco e força. Atingi e atingirei os meus objetivos! Claro, cada hora é um! Somos humanos!

Se o seu "martelo" ainda não confirmou, ele vai confirmar, mas só se você tentar e descobrir suas habilidades, não importa o que você esteja fazendo. Política? Finanças? Marketing? Vendas? Uma hora o ciclo vai fechar e uma experiência complementa a outra! A hora da mudança de carreira exige o pensamento: "olhar antes de saltar", sim exige, mas com muita atenção, networking (inclusive com a mudança o networking aumenta) e análise de cargos e salários. Tenho um amigo que já saiu de um posição confortável ganhando mais para ganhar menos, e hoje está muito bem sucedido (meu marido), porque pensou, analisou e utilizou uma estratégia procurando a empresa/área correta para o perfil.

Eis alguns slogans de sites de busca de empregos que nos inspiram, o que eu mais gosto é o do site americano Glassdoor: Get hired. Love your job.

Não é possível que num planeta com 7 bilhões de pessoas, não há oportunidades para você! Há sim, quando você procura acha, quando você mentaliza algo acontece (falarei mais sobre isso nos meus próximos artigos)! Cito mais uma frase que li através de  um excelente livro que chama Criatividade em Propaganga do Roberto Menna Barreto, citando a frase de Bernard Shaw - que inclusive foi a introdução do meu TGI- (No Mackenzie não é TCC) - diz o seguinte: “Há pessoas que estão sempre atribuindo às circunstâncias aquilo que são. Não acredito nas circunstâncias. As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, se não as encontram, as criam.”

Tudo é possível, o obstáculo está na mente, e é criada por ela. Construa a sua carreira dos sonhos, já imagine você na sua mesa de escritório, ou em algum remote job, que é o famoso fixo home-office, imagine suas conquistas, há tempo para tudo! Não há o que temer! Seja livre, conquiste e acima de tudo seja feliz em seu ofício, não importa o que, com a felicidade tudo flui!

Qual a sua futura carreira? Você já está nela? Ficar ou mudar?
Tove Dahlstrom

Regional Marketing & Communications Manager

8 a

Muito bom, Natasha! Sim, você vai longe e sei disse há tempos... aliás, eu não te disse isso? rsrsrs Beijo

Marcus Aquenaton

Estrategista em Inovação, Marketing, Growth e Experiência

8 a

Gostei do seu texto e o citarei em palestras que faço a respeito de mídias sociais e a empregabilidade da geração Y. Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos