Gerações e o Mercado de Trabalho


As diferentes gerações no mercado de trabalho é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço e destaque na gestão de pessoas, pois é comum nos dias de hoje encontrarmos dentro das empresas personalidades diferentes, marcadas por épocas distintas. É desafiador? Sim, por serem de diferentes gerações, as empresas precisam saber gerenciar os conflitos e uma vez superada estas diferenças, podemos trazer à tona uma equipe diversificada, criativa e produtiva.

É preciso que o líder observe e fique atendo as diferentes perfis de cada indivíduo, saber extrair o melhor de cada um afim de obter um alto desenvolvimento da equipe.

Atualmente temos no mercado de trabalho as gerações Baby boomers, X, Y, W e Z e para um gerenciamento de equipes, é preciso que liderança tenha um bom conhecimento das características e tipos psicológicos de cada geração é essencial.

Geração Baby boomers”

Essa geração compreende as pessoas que nasceram após a Segunda Guerra Mundial. Nascidas entre os anos 1945 a 1964, as referidas pessoas possuem cerca de 60 anos. E uma geração que foi influenciada e sofreu uma transformação cultural, provocada pelas mídias, em especial a televisão. O estilo de vida dos jovens mudou, passando a defender ideais. Profissionais dessa geração querem um emprego fixo, com o objetivo de manter a estabilidade. Logo, para construir uma carreira e garantir a aposentadoria

Geração X

Nascidos entre 1965 e 1978, aproximadamente, eles buscam equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Foram pioneiros na abertura das estruturas das empresas, eles apreciam estabilidade, é um colaborador consistente, para eles, as hierarquias são menos rígidas, mas ainda importam, desejam reconhecimento pelo seu bom trabalho. Para isso, procuram conhecimento, por entenderem que somente assim se chega ao sucesso. Esses querem empreender, são ativos, proativos e prezam por sua independência. Viram o mundo se informatizar e foi a primeira a usar a tecnologia. No entanto, ainda está se adaptando aos recursos tecnológicos e acompanhando as suas mudanças.

Geração Y

Nascida, aproximadamente, entre 1979 e 1992, a geração Y, também chamada de millenials é marcada pela revolução tecnológica. Enquanto os X tiveram de ser treinados para incorporar a tecnologia ao trabalho, os Y já a conhecem. Essa geração visa o sucesso pessoal e proteção aos valores sociais. Dentre eles, têm-se o meio ambiente, movimentos de defesa dos direitos humanos. Desejam liberdade para escolherem seus empregos, tem como principais características, gosto por desafios, dinamismo, pensam na qualificação e possuem mais energia para realizar as tarefas (OLIVEIRA, 2010).

Geração Z

Geração de pessoas nascida, em média, entre meados dos anos 90 até o início dos anos 2010 e têm como principal característica a grande familiaridade com a tecnologia, realizando e encarando tarefas de maneira mais rápida e simplificada. Buscam um trabalho que proporcione a auto realização, priorizando o contentamento com a vida profissional sobre a remuneração.

As pessoas dessa geração cresceram com o estímulo da tecnologia e das informações rápidas o tempo todo. Jovens da geração Z têm aspectos muito próprios e comportamentos peculiares dentro do ambiente laboral.

Buscam resultados rápidos em tudo o que fazem. Nem sempre têm paciência para processos longos e procuram constantemente os caminhos mais práticos para a solução de problemas. Profissionais dessa geração tem propensão à realização e a construir as próprias condições de trabalho. Tem um comportamento muito mais alinhado ao empreendedorismo.

Um aspecto interessante para as empresas que buscam pessoas independentes e capazes de propor ideias e desenvolver projetos.

Como gerenciar e obter o melhor de uma equipe diversifica e de diferentes gerações?

Para obter o melhor, valorizar as competências de cada geração é preciso analisar quais são as particularidades das gerações e as características de cada indivíduo no mercado de trabalho, identificar, e atuar com base nessas características, pois ainda que alguém pertença a uma geração de acordo com seu nascimento, pode ter características de outra. Tais características acontecem porque todos os indivíduos são formados pelo meio e por aspectos intrínsecos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos