Gerenciamento de Projetos: Portfólios, Programas e Projetos
Uma condição fundamental para as empresas que desejam estabilidade em qualquer segmento é a capacidade de inovação. E, estar preparado para inovar engloba desde a prototipação de um novo produto ou serviço à criação de novas formas de gerenciar custos ou estratégias corporativas. Mas, para isso, é imprescindível saber diferenciar os 3 termos mais comuns em gerenciamento de projetos. Você sabe o que significa cada um deles?
Antes de mais nada, vamos entender o que é um projeto?
Projeto é um conjunto de atividades que tem como característica geral sua temporariedade, com início e término estabelecido. Visa a criação de um produto, serviço ou resultado exclusivo, geralmente alocando recursos materiais e humanos temporariamente para se atingir o objetivo proposto. Ah, outra característica importante: o foco do projeto é estar ligado à estratégia da empresa, com a finalidade de expandir seu negócio e mercado. Por exemplo, a construção de um prédio é um projeto e para ser entregue dentro do prazo e orçamento previsto precisa de um gerenciamento.
Ainda ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada em nosso texto “Gerenciamento de Projetos: O que você entende sobre o assunto?”