Gestão da Vida e da Carreira

Gestão da Vida e da Carreira

A vida vai muito além da carreira, porém, decisões sobre o nosso trabalho estão sempre entrelaçadas com o nosso momento de vida. Assim, para fazermos uma boa gestão da nossa #carreira, não podemos deixar de pensar também nos nossos objetivos de vida.

Quem nunca passou por questões como hesitar na hora de pensar em ter um filho, por causa de uma promoção inesperada, ou mesmo de rejeitar uma promoção que exigiria uma mudança de país, porque o cônjuge não consegue transferir o seu #trabalho naquele mesmo momento? Essas e tantas outras questões permeiam a vida dos profissionais em diversos períodos de sua trajetória profissional.

Considerando esse ponto, aqueles que querem maximizar as chances de #sucesso profissional devem planejar e gerir sua carreira em paralelo com seus objetivos de vida.

Para ajudar a você na gestão da vida e da carreira, podemos sugerir 4 etapas: (1) a de identificação de objetivos pessoais e profissionais; (2) a de mapeamento dos facilitadores e barreiras para chegar lá, (3) a do desenvolvimento de #estratégias e (4) a de monitoramento de ações.

Primeiramente é preciso listar os principais objetivos de carreira e vida. Isso significa pensar onde você quer chegar, quais os seus sonhos profissionais, entender bem qual o significado do trabalho para você, de forma a traçar estratégias adequadas para trazer satisfação profissional para você. Tendo isso claro, você deve pensar no que planeja para sua vida: dar a volta ao mundo, casar, ter filhos, não ter filhos, ter bichinhos de estimação, morar sozinho, etc. Enfim, depois de listar os seus objetivos principais de carreira e vida, tente verificar quando os objetivos impactariam uns os outros. Como exemplo, podemos pensar em alguém que queira ser um expatriado e viajar o mundo trabalhando e, ao mesmo tempo, queira ter filhos e ser um excelente pai presente. Será que um objetivo atrapalha o outro? O que é ser um bom pai? Enfim, fazendo essas reflexões o indivíduo poderia tomar decisões de que durante um período poderia ser expatriado e, mais tarde na sua vida, pensaria em ter filhos, momento em que passaria a ter uma carreira mais fixa para poder ser o pai extremamentre dedicado e presente que quer ser. Assim, não deixaria um objetivo impedir o outro. Caso um objetivo fosse mais importante que o outro, talvez o profissional pudesse abrir mão de um deles….enfim, algo desse tipo. A ideia é entender onde você quer chegar na vida e na carreira e ajustar o momento certo, para que possa criar um plano de ação que te faça alcançar o resultado mais interessante em ambas as dimensões no momento certo.

Em uma segunda etapa, você já terá desenhado os seus objetivos pessoais e profissioanis e os momentos adequados. Daí você deve pensar nas ferramentas ou recursos que você possui para atingir tais objetivos e, também, nas barreiras que você vivencia que poderiam impedir o seu sucesso. Um bom exemplo seria você saber que é um excelente líder, o que o impulsionaria para perto do seu objetivo profissional. Entretanto, ao analisar seus recursos para ser tal executivo, você lhe falta o conhecimento de inglês, o que seria essencial. Assim, você vai enumerando os pontos positivos e negativos para alcançar os objetivos tanto pessoais, quanto profissionais. Nesse momento, você deve pensar nos facilitadores e impedimentos tanto internos, quanto externos. No exemplo acima, você tem impedimento interno que é o idioma, mas você poderia ter uma crise terrível no país que gerasse muito desemprego e esse seria um impedimento externo.

A terceira etapa seria, a partir da consciência conseguida com as etapas 1 e 2, você pensar em estratégias para chegar mais perto dos seus sonhos pessoais e profissionais. Supondo que você tem por objetivo seguir a carreira empreendedora no ramo de cosméticos, enquanto não estivesse preparado, poderia trabalhar como funcionário de uma empresa de cosméticos, ou seja, já estaria no seu segmento, enquanto ganhava experiência e estudava Administração. Na verdade, neste momento você deveria traçar ações com prioridades para alcançar os objetivos de vida EM PARALELO com as ações para chegar aos objetivos de carreira. Por que em paralelo? Para ajustar os momentos certos., visto que vimos que a carreira está entrelaçada com a vida. Afinal, com um bebê pequeno, caso queira ter filhos, será impossível trabalhar em uma organização que exige que você passe a noite trabalhando em horário extra com muita frequência, não é mesmo? Outro exemplo, seria a pessoa começar a separar um dinheiro para aposentadoria desde o início da entrada no mercado de trabalho, quando ainda está iniciando sua carreira. Ações planejadas podem aumentar as chances de você conseguir tudo o que almeja com maior facilidade. Imagine chegar no momento de se aposentar e perceber que vai ter que viver com um salário mínimo, quando você tinha um padrão de vida bem mais elevado?

Por fim, a quarta etapa seria você frequentemente revisitar seus objetivos e as ações para assegurar-se de que os objetivos continuam os mesmos e as que ações estão adequadas. Imagine que você pensava que fosse gostar do segmento de cosméticos, mas ao vivenciar o seu trabalho nessa área você percebe que, na verdade, não gosta tanto assim… Neste caso, você pode ajustar o seu objetivo e as ações respectivas. O mesmo pode acontecer com sua vida privada. Desistir de casar pode levar você a pensar em novos objetivos, por exemplo.

Enfim, há quem pense que o importante é viver sem planejar nada. Eu respeito esse ponto de vista, mas minha larga experiência me mostrou que essas são geralmente as pessoas que são pegas de surpresa com o desemprego na meia idade e sem reserva financeira, só para citar um exemplo. Pense só no que acontece! Você perde o direito de escolha e vai ter que aceitar qualquer trabalho para sobreviver. 

Assim, se você quer ter maior assertividade no alcance de seus sonhos, siga as dicas acima e monitore as ações. Você não fará isso todos os dias de sua vida: apenas fará um planejamento e, de vez em quando, fará um monitoramento do processo. Mas, lembre-se: a carreira está entrelaçada com sua vida. Ao pensar nela, você não pode esquecer dos objetivos das outras dimensões da sua vida!! Boa sorte!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos