Gestão das competências, conhecimento organizacional e cultura
A competência diz respeito a saber fazer, fazer e querer fazer, ou seja, o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), necessárias para o bom desempenho das funções no âmbito organizacional.
Temos as competências nos diferentes níveis na organização: individual, equipe e organizacional. Em todos níveis são influenciadas e recebem influência.
o Micro organizacional (psicossociais do indivíduo e as dimensões de sua atuação no contexto organizacional);
o Meso-organizacional ou grupal (se atem a processos de grupos e equipes de trabalho)
o macro organizacional ou simplesmente organizacional (focaliza na organização como um todo)
Para os autores Prahalad e Hamel, temos que
"As competências essenciais são propriedade da organização que lhes conferem vantagem competitiva, geram valor distintivo percebido pelos clientes e são difíceis de serem imitados pela concorrência. Suas interações com os sistemas físicos e gerenciais, sustentam a COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL"
Nesse sentido cabe o seguinte questionamento:
Recomendados pelo LinkedIn
Um exemplo, podemos trazer quando a organização NÃO realiza essa gestão e há um alto índice de rotatividade organizacional, além do custo temos a perda desse conhecimento, que por vezes, o colaborador transfere ao concorrente.
E se resume por exemplo, na entrega de produtos e serviços ao mercado, a exemplo do design dos motores leves e eficientes da Honda.
E por fim, compartilhamos o seguinte pensamento de Walt Disney:
A melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer!