Gestão para alta performance.

Gestão para alta performance.


Não há gestão sem objetivo.

Fato que objetivos podem existir sem aplicação de métodos de gestão, no entanto, para iniciar a jornada é necessário escolher o melhor trajeto e ferramentas, a fim de se aproximar do objetivo. O ponto de partida para os resultados é o fundamento da gestão. Percebo que mesmo em grandes planos estratégicos operacionais, alguns fatores são capazes de influenciar negativamente o sistema na busca por resultados consistentes e duradouros: i.: a inexistência de padrões de rotina com objetivo de orientação na execução das atividades dos integrantes do time; ii.: a falta de iniciativas de medição da qualidade para corrigir o curso da execução das atividades, além de promover capacitação do time; iii.: a falta de visibilidade dos indicadores essenciais para acelerar o fechamento dos gaps de resultado; iv.: o não replanejamento periódico das ações em busca do atingimento de indicadores essenciais para entrega de resultado.  

Abrir e fechar gap é um exercício diário na construção de resultados.

Se o objetivo é evidente, a necessidade de gestão é real e, quando bem-feita, o resultado é potencial. O ponto de partida é entender das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e daí escalar as prioridades. É necessário estimar o impacto da realização ou não de cada iniciativa e priorizar a menor quantidade de métricas e/ou indicadores, no entanto, as mais relevantes para o resultado; o tão conhecido paretto em matriz de criticidade. A definição de kpis parte da análise de impacto de iniciativa dos indicadores na busca pelo resultado. Percebo em conversas com amigos que trabalham até mesmo em multinacionais que resultados finais, muitas vezes, são priorizados em detrimento dos indicadores de meios que levam a essas metas. Priorizar o faturamento, em detrimento de distribuição, concentrando receita em poucos clientes, não é a maneira mais segura de construir resultado a longo prazo, por exemplo, mesmo a métrica financeira sendo a mais importante do negócio. O resultado deve ser construído. A resposta para a implementação de dashboards efetivos está no estudo das necessidades e relevância da entrega de cada iniciativa que constroem a missão. A ciência que um indicador relevante se entrega com a criação de outros indicadores de meios é de extrema importância no trajeto. A visibilidade dos indicadores e a definição de rotina operacional, abrindo e fechando gaps periodicamente são fatores de extrema importância para o plano de escalada, por isso indicadores e atividades de rotina devem ter sinergia.

Não priorize a existência do talento individual na formação do seu time.

Acredito que um excelente plano, criado a partir de análises, fundamentada em dados é, sim, crucial para o sucesso de estratégias empresariais, entretanto, um time que não depende do talento individual, entrega, com toda certeza, resultados mais consistentes e são capazes de construir um futuro mais sólido ao negócio. Não afirmo que seja irrelevante ter gente boa no time, muito pelo contrário, gente com vontade de se superar, disposição e capacidade de entrega, é de extrema importância para o sucesso, mas a inciativa de equalização de eficiência, por meio de padrões de rotina operacionais é o que permitem pessoas orientadas a entregarem o melhor no dia a dia, evoluindo a execução e maximizando a entrega dos gaps mais rapidamente.

Processos de rotina garantem a equalização de eficiência do time.

Gestão de times, área ou empresa não é uma tarefa fácil, no entanto, necessária. O estudo do negócio é o ponto de partida para minimizar os riscos e aproximar a conquista da realidade. Tendo ciência onde se quer chegar, a criação de métricas, indicadores de meios como itens de verificação de rotina e definição de atividades operacionais na busca pela capacitação e melhoria na execução dos processos pelo time, além da reanálise de alternativas não funcionais, são um excelente caminho para a escalada ao topo.

A consciência da necessidade de gestão e conhecimento de método aplicado a rotina é o primeiro passo evitar ineficiências financeiras e aproximar você ou a empresa dos resultados.

-

Já parou para pensar como tem construído a escalada para suas metas ou seu negócio?

Muito bom ler um material teu, Diegão! Compartilhe mais, vc é um cara incrível!

Larissa Perna

Architect en La Rous Studio

2 a

Material de excelente qualidade e que possui carência no mercado. Parabéns 👏🏼

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos