Gestão de desempenho e seus métodos de avaliação

Gestão de desempenho e seus métodos de avaliação

Diante das mudanças ocorridas no cenário organizacional ao longo dos anos, os gestores têm vivido momentos de grande adaptação e aprendizado. A busca pela excelência na prestação de serviços, na melhoria contínua dos processos e por resultados cada vez mais expressivos, tem feito com que as empresas criem ferramentas para avaliar a qualidade empenhada nas tarefas que os colaboradores têm exercido. Tudo isso através da gestão de desempenho aliada a técnicas diversas de avaliação.

Existem alguns modelos de avaliação de desempenho mais adotados pelas organizações, são elas:

1.    Auto avaliação

2.    Avaliação 360 graus

3.    Avaliação de desempenho por objetivos

4.    Avaliação por escala gráfica

5.    Avaliação de desempenho feita pelo líder

6.    Avaliação de desempenho por competência.

Para que, independente do tipo, a avaliação seja bem aplicada é necessário estabelecer bem os objetivos a serem alcançados a partir de sua utilização, incentivo à participação dos colaboradores envolvidos no processo e utilização da mesma como ferramenta de melhoria contínua. Dessa forma, a organização terá dados consistentes a respeito das características que os cargos necessitam, de como é o perfil do colaborador atuante em todos os setores e se suas habilidades e competências estão de acordo com o exigido e de acordo com sua formação e objetivos profissionais.

Benefícios da avaliação de desempenho

Um processo de avaliação de desempenho bem planejado, coordenado e desenvolvido beneficia o colaborador como indivíduo, os gestores, a organização como um todo e os clientes. Podem ser identificadas diversas vantagens nesse processo através dos envolvidos: os funcionários atuantes nos processos compreendem melhor seu papel dentro da organização, tem a oportunidade de conhecer as expectativas de seu líder e podem realizar (através da auto avaliação) autocritica quanto a seu desempenho e autodesenvolvimento; o gestor tem a oportunidade de propor mudanças no sentido de aumentar o potencial humano e profissional de seus colaboradores e a identificar pessoas que possam precisar de reciclagem ou aperfeiçoamento; e facilita o momento do feedback onde há a oportunidade de analisar os dados da empresa em conjunto com a atuação do funcionário.

Contudo, uma avaliação mal elaborada pode enfraquecer o clima organizacional, desencorajar as pessoas a assumirem responsabilidades, pode gerar insatisfação com o modelo de gestão e causar efeito contrário no que se diz respeito a utilizar a avaliação com um sistema que apenas dê base para julgamentos quando deveria ser visto como um processo de diagnóstico de oportunidades.


#GestaodeDesempenho #AvaliacaodeDesempenho  #SouzaMaques


Marcos S.

Head of People / 70 mil seguidores / Psicólogo Organizacional / Consultor / 3 livros copublicados / Puc IAG Master / Professor Universitário

5 a

Oba! Parabéns pelo artigo. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos