Administração Pública: Gestão de Riscos, Auditoria e Controles Internos

Administração Pública: Gestão de Riscos, Auditoria e Controles Internos

Gestão de Riscos, Auditoria e Controles Internos são alguns dos destaques da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Da mesma forma, a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 01, de autoria da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério do Planejamento (MP), é o primeiro documento que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo federal.

A IN Conjunta nº 01 foi elaborada a partir de um levantamento feito em 2015 pelo TCU – Tribunal de Contas da União – para avaliação da governança, que identificou a falta de uma gestão de riscos efetiva como principal problema...

Atualmente, a Controladoria-Geral da União (CGU) possui mais de 50 profissionais Certificados C31000 !!

Foto dos participantes de um dos Cursos ISO 31000 – Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos, realizados pelo QSP em 2017 no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

Leia o post completo no meu blog, na ISO31000.net, e acesse os textos legais citados acima, entre outras informações.

Alexander Mattos

Gestão de Projetos e Investimentos para o mercado do Gás Natural (dutos, tecnologia, suprimentos, GNL, estratégia, regulação), Petróleo e Energia - Claim/Riscos - Contratos Supply - Eng. Mecânico/ MBA - Oil & Gás/ Dutos

5 a

A necessidade não constitui necessariamente uma prática. O que se vê, são ações esporádicas, amadoras e com propósito completamente distorcido. A Gestão de Riscos deve agregar valor para todo projeto e não apenas servir de blindagem para a administração pública.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Francesco De Cicco

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos