Gestão do conhecimento e boas práticas.
Em uma equipe de analista de dados, é comum que mais de uma pessoa altere o dashboard, por diversas razões, seja um projeto em conjunto, validação dos dados, se as informações dispostas no dashboard estão suficientes ou se o responsável pelo dashboard entrou de férias.
Para que esse processo aconteça de forma que não cause confusão, e que todas as partes consigam entender o que foi feito pelo analista, é importante que documente as transformações feitas no Power Bi.
E para isso, o próprio Power Bi facilita esse processo, como veremos a seguir.
Primeiro, vá à aba "Transformar dados", e assim que carregar, no lado direito você observará a caixa de mudanças realizadas naquele arquivo.
Em seguida, clique com o botão direito do mouse em cima da mudança e escolha a opção "Propriedades" e aparecerá uma janela para editar o nome da mudança e adicionar uma breve descrição.
O Power Bi não aceita etapas com nomes iguais, então quando eu tenho que fazer uma etapa com o mesmo nome, eu enumero elas ao lado, e acrescento o meu nome, para caso outro analista ainda não entender o que eu fiz, possa me procurar para eu explicá-lo.
A descrição não precisa ser extensa, apenas que sinalize o que você fez.
E assim, todas as mudanças estarão documentadas e as confusões durante a elaboração do dashboard irão diminuir.
ML Engineer | GenAI Operations | Data Science | Systems Engineering | AI Research
2 aLegal demais! 😎