Gestão do Tempo
O tempo é o bem mais valioso que uma pessoa pode conceder a alguém, porque ele não pode ser comprado - não tem preço, não pode ser criado - ele simplesmente acontece e não volta atrás.
Por este motivo, organizar bem o seu tempo, para poder fazer mais atividades em menos tempo, ou para sobrar mais tempo para sua família, é fundamental nos tempos modernos. Isto evita (ou ao menos diminui a incidência) a ocorrência de atrasos em projetos, e da famosa correria para entrega de prazos de atividades.
Não é preciso ressaltar a importância do planejamento para uma boa gestão do tempo, desta forma as coisas ficam mais dentro do seu controle, onde você é dono das ações, e não escravo das consequências.
Uma forma simples e eficiente de gerir as prioridades é caracterizando o que é IMPORTANTE ou não, e também se é URGENTE ou não, e determinando assim qual a melhor ação a ser tomada sobre cada caso. Este modelo conforme a matriz abaixo é derivado da forma como o presidente (dos EUA) Eisenhower agia sobre suas atividades em relação à prioridade. Ele mesmo dizia que "o que é importante raramente é urgente, e o que é urgente raramente é importante".
Para aplicar bem este modelo e ter o resultado desejado, vale ficar atendo também a estas dicas complementares:
- Não se orgulhe de estar sempre ocupado, pois isto não é sinal de resultado.
- Não tenha dó de delegar o que não é urgente nem importante. Não seja centralizador.
- Capacite outras pessoas para atividades operacionais e concentre-se no que o levará para mais próximo dos seus objetivos
- Faça reuniões objetivas, e, se possível, em pé, para serem mais focadas.
- E lembre-se, família estará sempre no quadrante IMPORTANTE.
Se desejar conhecer um pouco mais sobre modelos de priorização de tarefas, clique aqui para ter acesso ao meu outro artigo.
Consultoria - Controladoria - Gestão Adm. Financeira e Estratégica
8 aÓtima sugestão!!!!
Gerente Financeiro / Contábil / Controller
8 aPerfeito.