Gestão estratégica de pessoas na Saúde: elevando o padrão de cuidado e eficiência
Entendemos como gestão estratégica de pessoas a abordagem que visa alcançar os objetivos organizacionais por intermédio de políticas e práticas integradas de Recursos Humanos. Nesse sentido, as políticas de RH envolvem a cultura da organização, ou seja, os valores, crenças e atitudes importantes dentro da empresa. Já as práticas se referem às ações e procedimentos que serão executados para atingir os objetivos, em conformidade com seus valores.
Referências na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho atentam à importância da gestão estratégica de pessoas, enquanto um modelo que se preocupa em ter uma formação mais ampla e crítica dos processos de trabalho e da organização, para além de seu repertório técnico. Além disso, no modelo estratégico, a atenção volta-se à conquista e retenção de talentos que se comprometam com os ideais da organização, com base em alguns pilares, conheça-os:
Principais pilares da gestão estratégica de pessoas
1 - Engajamento e retenção: criação de um ambiente de trabalho colaborativo e positivo.
2 - Aquisição e desenvolvimento de competências: seleção de talentos alinhados à missão da organização e investimento em treinamento e desenvolvimentos contínuos.
3 - Gestão de desempenho: utilização de tecnologias e análise de dados para tomar decisões baseadas em evidências.
4 - Comunicação efetiva: estabelecimento de canais de feedback e reconhecimento.
5 - Liderança e trabalho em equipe: desenvolvimento de uma liderança inspiradora e colaboração entre equipes.
6 - Gestão de funções e modelos de remuneração: implementação de políticas inclusivas e adaptativas.
Recomendados pelo LinkedIn
Jeito Maestria de humanizar: aplicando a gestão estratégica
Os benefícios da gestão estratégica de pessoas na saúde vão além de simplesmente desempenhar papel fundamental na eficiência e qualidade dos serviços prestados, mas também proporcionar a possibilidade de aplicar estratégias, de fato eficazes, a fim de atingir os objetivos da organização de forma sustentável.
Na Maestria Serviços em Saúde, por meio do planejamento estratégico, buscamos ser referência na gestão de serviços e pessoas no segmento de saúde, atuando como parceiros no fomento à qualidade e à sustentabilidade. Assim, as práticas que adotamos para estarmos ainda mais próximo dos nossos valores e em consonância com o modelo estratégico são:
● Processo de seleção: equipes bem formadas e alinhadas com a missão e valores da organização, não apenas para melhorar o atendimento ao paciente, mas também em promover um ambiente de trabalho colaborativo e positivo.
● Motivação e engajamento: feedbacks constantes, a fim de reconhecer o trabalho exitoso ou melhorar as atividades de responsabilidade do profissional, por meio de incentivos e sugestões adequados.
● Criação de políticas inclusivas e adaptativas: Atenção às necessidades específicas dos profissionais, como flexibilidade das escalas e plantões, por meio do modelo sócio cotista, suporte emocional, condições seguras de trabalho, entre outros. Essas medidas proporcionam aumento da satisfação e bem-estar no trabalho.
Sendo assim, a gestão estratégica de pessoas na área da saúde não se limita apenas à administração de recursos humanos, mas sim à criação de um ambiente onde profissionais motivados e preparados podem oferecer o melhor cuidado aos pacientes, alinhando objetivos individuais e organizacionais de forma harmoniosa e eficaz.
💡 Vamos transformar o setor da saúde com uma gestão estratégica eficaz?!
#GestãoEstratégica #Saúde #Liderança #DesenvolvimentoDePessoas #RH #CuidadoComOPaciente #EficiênciaOrganizacional #InovaçãoNaSaúde