GESTÃO X LIDERANÇA

GESTÃO X LIDERANÇA

No dia a dia da rotina corporativa, é comum termos dúvidas sobre as diferenças em relação a esses dois conceitos. Afinal de contas... um gestor deveria ser um líder e um líder deveria ser um gestor! Então como liderar e fazer uma boa gestão? O grande X da questão é que a função de liderança e a de gestão não são a mesma coisa!E na maioria dos casos, não caminham lado a lado.

 Para entender melhor a situação, é preciso voltar um pouco no tempo. O século XX foi um grande formador de gestores. Foram desenvolvidos processos e modelos para organizar as atividades e fazer com que as empresas e seus colaboradores funcionassem como relógio. Para isso, surgiram as famosas estruturas hierárquicas e piramidais, para que ficasse claro a linha de comando de uma organização.

 Bom... os resultados obtidos por diversos gestores do século passado foram sem duvidas brilhantes e foram uma flecha no alcance dos objetivos das companhias, como aumento da receita e a construção de organizações sólidas, firmes e reconhecidas. Só que na virada do século, com o “boom” da internet, o mundo se tornou global. As pessoas mudaram e uma nova geração de profissionais foi surgindo e se desenvolvendo para começar a ocupar postos de liderança nas diversas organizações. A geração millennials ( os nascidos entre 1980 até meados da década de 90) eles trouxeram consigo o questionamento sobre os modelos gerenciais existentes nas empresas. Neste sentido, fica claro as principais diferenças entre liderança e gestão nos dias atuais.

PESSOAS X PROCESSO

 A liderança é uma BUSSOLA. Ela foca em ajudar as pessoas a compreender a direção para onde a organização está seguindo e por quê escolheu esse caminho. A gestão é um TIMÃO OU LEME. Ela apoia as estruturas no entendimento do que é preciso fazer para ajustar o curso e chegar até o destino definido.

Apesar de terem estas diferenças , ambas são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio ou empresa. Seria a mesma coisa que questionar se para viver é mais importante respirar ou berber água. Os dois pontos são críticos para a sobrevivência assim como a Liderança e a Gestão são para o sucesso de uma empresa.

 É comum se ouvir dizer que a liderança é um modelo de vida. É um jeito de estar, de ser, sentir e agir, uma cultura que tira a atenção somente de si e se preocupa também com o desenvolvimento da equipe, já o gestor usa as pessoas e a organização para alcançar suas metas pessoais. O gestor na maioria das vezes não acredita em resultados diferenciados por meio da evolução da equipe enquanto para o líder seu foco não são os processos.

Veja as principais diferenças

Líder: Foca na equipe, Trabalha com cultura e visão, Desenvolve pessoas, Precisa de autoconhecimento.

Gestor: Prioriza a atividade, Trabalha com meta, Desenvolve processos, Precisa de método

O papel do líder

O segredo der um bom líder, basicamente, gira em torno de um ponto: "desenvolver estratégias assertivas para gerar resultados para a empresa por meio do desempenho da equipe".

Parece fácil né? Mas na prática são outros quinhentos. Isso porque uma empresa é feita de pessoas. Os indivíduos não são máquinas que só obedecem com o apertar de um botão. Muito pelo contrário, é preciso saber como lidar com cada tipo de colaborador e adequar a liderança para ser eficiente com cada um. Literalmente a politica do Ctrl C Ctrl V não vai funcionar! E é neste ponto que os problemas começam a aparecer. Quando se tenta generalizar. Por exemplo, imagine que boa parte da sua equipe é formada por profissionais com perfis antagônicos ao seu, ou seja, você é mais direto, assertivo e prático e sua equipe é mais reflexiva e tende a avaliar sempre o que pode dar errado antes de agir. Se você não tiver habilidade para lidar com as divergências e não conhecer profundamente que tipo de profissional é, possivelmente, seu dia a dia vai ser um desastre, cheio de dores de cabeça por constantes atritos e conflitos.

Existem alguns testes como o MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), também conhecidos como testes de nivelamento de perfil, que são indicados e podem ajudar a determinar o tipo de personalidade de cada colaborador e assim descobrir o tipo de inteligência emocional da equipe e o seu próprio. Isso é fundamental para pensar sobre o problema e definir trabalhos em conjunto com os perfis diferenciados e evitar tomar comprimidos para enxaqueca no fim do dia.

Exercer liderança de forma correta significa e gerir pessoas de maneira inspiradora. É um trabalho que exige tempo, dedicação e muito aprendizado. E quando isso acontece existe a gestão de pessoas e liderança de negócios. Uma gestão com liderança falha compromete os resultados financeiros da empresa, gera insatisfação em clientes (e até mesmo a rescisão de contratos, em alguns casos!) e contribuir para a alta rotatividade de profissionais, o que, sem dúvida, gera perdas valiosas para qualquer organização. Por isso, um bom líder requer mais do que excelentes conhecimentos técnicos e operacionais. A liderança de sucesso está baseada essencialmente em três pilares: autoconhecimento, comunicação e trabalho em equipe.

 O profissional que deseja se tornar um líder dentro de uma organização deve, antes de tudo, se capacitar para isso. Algumas pessoas nascem líderes, mas essa é uma competência que pode ser desenvolvida por meio de estudo e dedicação.

Portanto, busque um ponto de equilíbrio para ser um profissional melhor! Como Gestor busque os resultados e como líder faça a diferença e inspire, assim

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eder Maurílio Soares

  • A PROSPECÇÃO EM PRÉ-VENDAS

    A PROSPECÇÃO EM PRÉ-VENDAS

    A FEBRE DO OURO Durante os anos de 1848 e 1849 nos Estados Unidos, ocorreu a febre do ouro! A corrida do ouro ( como…

  • PRÉ-VENDAS "A TEORIA DAS DUAS CAMISAS"

    PRÉ-VENDAS "A TEORIA DAS DUAS CAMISAS"

    CAMISAS- QUEM TEM DUAS TEM UMA, QUEM TEM UMA NÃO TEM NENHUMA Quando eu era criança ouvi muito minha mãe falar algo que…

    2 comentários
  • Retrabalho: um pé no freio da produtividade

    Retrabalho: um pé no freio da produtividade

    O gerenciamento eficiente dos recursos disponíveis e do tempo que investimos em cada atividade dos processos…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos