Gestação saudável para a mãe e o bebê
A gestação é um momento especial na vida de uma família. Neste período, é fundamental priorizar a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê. A Caberj Integral recomenda: quanto mais cedo ela buscar acompanhamento médico, melhor. Afinal, há muitas decisões e providências a serem tomadas em relação ao parto, exames, alimentação, amamentação, etc.
Entre as principais orientações está o aleitamento materno como alimento exclusivo para a criança até os seis meses, complementado até 2 anos, segundo a OPAS/OMS.
O leite materno possui anticorpos que protegem contra diversas doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Para a criança, é um alimento completo que reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, da face, da fala e da respiração. A mãe ganha proteção extra contra o câncer de ovário, mama e diabetes tipo 2, além de ter o vínculo fortalecido com o filho ou a filha. (OPAS)
Alimentação ideal:
Uma dieta equilibrada previne excesso de ganho de peso e proporciona uma gravidez saudável. Conforme orientações do Institute of Medicine (IOM-2009), existe uma faixa de ganho de peso recomendada por trimestre. Esse valor é determinado de acordo com a situação nutricional da gestante (Ministério da Saúde).
A orientação de um médico ou nutricionista ajuda a equilibrar as refeições, que devem ser adequadas a cada caso e evitar restrições severas. De forma geral, as já conhecidas dicas continuam valendo: incluir frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios. Por outro lado, é importante evitar os conhecidos vilões: alimentos processados, ricos em gorduras saturadas, açúcares adicionados e aditivos químicos.
Parto natural: benefícios para a mãe e o bebê
Nos últimos anos, as taxas mundiais de cesarianas aumentaram de 7% (1990) para 21% (2021) e estima-se que esses índices continuem a crescer.
Apesar da cesariana ser uma cirurgia que pode salvar vidas, ela também inclui riscos desnecessários para mulheres e bebês, se for realizada quando não há indicação médica. (OPAS)
O nascimento de forma natural fortalece o sistema imunológico da criança. Além disso, a mãe experimenta uma recuperação mais rápida e menor probabilidade de complicações pós-parto. É importante, no entanto, contar com o suporte de uma equipe médica especializada para garantir a segurança e o conforto durante o processo.
Recomendados pelo LinkedIn
Também há exercícios de fisioterapia pélvica que trabalham musculaturas específicas para facilitar o encaixe e a descida do bebê, diminuir o tempo do trabalho de parto e auxiliar uma recuperação mais rápida e eficiente após o nascimento da criança. (Revista Crescer)
Exames recomendados
Alguns sintomas são esperados durante a gestação como aumento dos seios, enjoos/vômitos, mais sono, mais fome, aumento da frequência urinária e cansaço. Em alguns casos, a gestante pode apresentar complicações como diabetes gestacional, hipertensão e sangramentos. Portanto, ela deve buscar o acompanhamento médico no início da gravidez para prevenir esses problemas. Confira no site do Ministério da Saúde o momento adequado para realizar os exames pré-natais, testes e vacinas.
Atividades físicas ideais
A prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios nesta fase. Exercícios de baixo impacto como caminhadas, natação e yoga pré-natal são excelentes opções para fortalecer os músculos, melhorar a circulação sanguínea e aliviar desconfortos comuns. Um profissional especializado em gestação pode indicar quais atividades são mais seguras em cada caso.
Para uma gravidez saudável, o ideal é realizar um planejamento para identificar fatores de risco e ter acesso a orientações adequadas. No Grupo Caberj temos profissionais prontos para oferecer todo o suporte necessário.