Gestor Estratégico 360º
Há alguns anos, iniciei uma fase intensa de estudos, meu próximo objetivo era um cargo de liderança. Eu queria estar o mais preparado possível. Mergulhei em metodologias e ferramentas que pudessem me fornecer as principais diretrizes para essa posição.
Desses estudos, resultaram inúmeros resumos e anotações. Tempos depois, encontrei esses rascunhos e percebi que alguns conceitos faziam muito sentido, pois havia os aplicado na prática, e a diante dessa analise criei um desenho que, na época, acabou se perdendo em meio a tantas outras anotações.
Recentemente, reencontrei esse desenho e me dei conta da importância que essa simples organização teve na minha trajetória. Sem nenhuma pretensão de ter criado um framework revolucionário — afinal, ele foi fundamentado em diversas teorias — percebi, no entanto, que essa estrutura conseguia ilustrar, de forma prática, os pilares que considero essenciais para quem deseja liderar estrategicamente.
Decidi compartilhá-lo e trazer algumas reflexões sobre sua interpretação e aplicação.
Quando posicionei o Gestor no centro do desenho, foi para representar que ele, de fato, é uma referência. Com isso, suas responsabilidades e exposição aumentam, exigindo que os pilares Pessoal, Recursos e Pessoas estejam muito bem fundamentados.
Pilar Pessoal:
É fundamental que o gestor tenha domínio sobre sua organizaçõ de tempo. Diante de tantas atribuições, perder-se no tempo pode levar a decisões precipitadas, o que pode gerar resultados desastrosos para alguém que deve ser referência em assertividade. Além disso, o gestor tem a responsabilidade de conduzir sua equipe pelo exemplo, garantindo a máxima eficiência no uso do tempo.
Outro ponto importante é o bem-estar psicológico, pois a pressão constante pode afetar o corpo e a mente. Por isso, cuidar do equilíbrio emocional e físico é vital. Atividades físicas, como corrida, ciclismo ou jiu-jitsu, e atividades intelectuais, como leitura ou jogos de estratégia, (o xadrez encabeça minha lista), ajudam a manter esse equilíbrio.
Por fim, a gestão eficaz das tarefas é essencial. Saber identificar onde o gestor deve realmente dedicar seu tempo potencializa os resultados e melhora o desempenho.
Manter esses pilares alinhados otimiza a rotina, reduz o estresse, melhora a qualidade de vida e facilita a tomada de decisões mais assertivas. Além disso, disseminar esse exemplo entre a equipe cria um ambiente saudável de pressão com alto rendimento.
Aqui está um resumo de algumas ferramentas e metodologias relacionadas a esses pilares, para quem quiser se aprofundar:
Nas próximas publicações, vou continuar abordando os demais pilares!
Tenha um ótimo café e até a semana que vem!
Board Member - BoardAcademy /Conselheiro Consultivo/Pmes e Startups
3 mExcelente Diego Trizotte abs!!!