Gestor, você está preparado para liderar o hospital do futuro?

Gestor, você está preparado para liderar o hospital do futuro?

Profissionalização é o caminho para evoluir e alcançar resultados sustentáveis em organizações de Saúde

por Roberto Gordilho

O setor de Saúde passa por um processo de transformação que vai alterar a forma como as organizações funcionam – e ditar as que vão sobreviver ou não a essas mudanças. A resposta para chegar lá está resumida em uma única palavra: profissionalização.

Mas profissionalizar-se, para quem atua em Saúde, não quer dizer melhorar somente as competências técnicas. É preciso se atentar às habilidades gerenciais. Afinal, ser um excelente técnico com alguma habilidade em gestão é o que, na maioria das vezes, resulta na promoção para cargos de liderança em um hospital. Esse profissional alçado à líder tem pela frente uma excelente oportunidade de evoluir para alcançar, também, a excelência em gestão.

Mas a realidade atual -, que já começa a mudar – é de muitos gestores perdidos quando falamos de estratégia, governança, gerenciamento de processos, tecnologias e gestão de pessoas, os cinco pilares que compõem a maturidade de gestão hospitalar. Afinal, as faculdades de medicina, enfermagem, psicologia, farmácia, entre outras que compõem a formação de profissionais de um hospital, pouco abordam essas competências.

A boa notícia é que há inúmeras formas de enfrentar esses desafios de formação. Gestores de todos os níveis devem buscar opções de pós-graduação, cursos online e presenciais, além de participar de eventos, simpósios e seminários, e trocar ideias e experiências com profissionais de outras organizações. O que não pode acontecer é o profissional achar que a responsabilidade em garantir todas as capacidades, competências e habilidades necessárias para que ele exerça o cargo é só da instituição.

Não custa lembrar: cerca de 20% do conhecimento necessário para executar uma tarefa está a cargo da organização e os 80% restantes restantes têm de ser adquiridos por esforço individual. Um exemplo: o hospital é responsável por capacitar seus funcionários quando adquire um sistema, mas a obrigação de se aprofundar na ferramenta e evoluir para, inclusive, indicar outra mais apropriada, é do profissional.

Essas lideranças com excelência técnica e de gestão são as que vão ajudar o hospital a evoluir sua maturidade e alcançar os resultados planejados. E resultado em Saúde envolve quatro elementos: segurança do paciente, qualidade do atendimento, eficiência dos processos e, por fim, lucro. Não dá para parar no primeiro aspecto e esquecer dos demais.

Roberto Gordilho é CEO da GesSaúde e autor do livro Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital: os caminhos para o futuro da Saúde.


Saiba mais:

GesSaúde Online: plataforma ganha no dia 1º de abril curso sobre maturidade de gestão hospitalar

Prepara-se hoje para a tempestade perfeita na Saúde e sobreviva amanhã

Gestão de pessoas: como estruturar treinamento e desenvolvimento de funcionários

Foto: Depositphotos

As mudanças introduzidas pela sociedade da informação tiveram significativos impactos nas organizações. Espera-se que estas adaptem-se às novas realidades, as quais nem são tão “novas”, afinal. Porém, via de regra as organizações continuam a ser gerenciadas com base em ideias, técnicas, e práticas da Era Industrial. Sabe-se que gestores devem trabalhar no sentido de atender as necessidades correntes e futuras das organizações. Nos tempos que correm, implantar e operar um processo de gestão do conhecimento organizacional é um imperativo de gestão. Neste contexto, a importância dos gestores se revela de diversas formas. Note que me refiro a “gestores” tanto da gerência intermediária quanto da cúpula estratégica. Gestores contribuem para a gestão do conhecimento organizacional quando - desenvolvem competências que viabilizam e facilitam gerar, reter, difundir, e aplicar conhecimento; - identificam conhecimentos que são úteis à superação de desafios produtivos e gerenciais e/ou ao atingimento de objetivos estratégicos da organização; - contribuem para detectar e corrigir erros; - apostam em melhoria contínua; - criam condições adequadas ao aprendizado organizacional; - auxiliam na identificação de competências que necessitam ser desenvolvidas; - incentivam - ou, ao menos, não dificultam - a adoção de novas sistemáticas de trabalho; - promovem a socialização do conhecimento; - incentivam a expansão de conhecimentos tácitos; - adotam abordagens pluridisciplinares e/ou transversais e/ou multidimensionais; - incentivam mudanças de valores e posturas que contribuem para a construção de um ambiente de colaboração e conexão; e - gerenciam mudanças organizacionais de forma a favorecer o sucesso do processo de gestão do conhecimento organizacional. Procuram-se gestores que queiram contribuir com a gestão do conhecimento organizacional!

Aana Lima

Trainee Agilidade | Saúde e Tecnologia

6 a

Olá Orlando, você teria a referência que o brasileiro está ganhando 4 meses de vida a cada ano ? Sobre as demais vou pesquisar. Muito Obrigada!

Aana Lima

Trainee Agilidade | Saúde e Tecnologia

6 a

Reflexão captada! Muito Obrigada!

Orlando Cândido dos Passos

Autor do livro: “Modelo-RSVA\LCA^AIS: Remuneração Sistêmica por Valor Agregado nas Linhas de Cuidados Assistenciais compondo Ações Integrais de Saúde” (ISBN: 978-65-00-58745-6_784pg^dig)

6 a

1.O hospital do futuro carece ter suas LCA( linhas de cuidados assistenciais: médica, enfermagem, multip.direta e multip.indireta) sistemicamente integradas com as LCA das demais instituições de saúde - compondo ações integrais de saúde do âmbito de suas referências e contra-referências. Tratam-se dos cenários, onde se têm as instituições de saúde sendo operacionalizadas com eficiência e eficácia técnico-operacionais de saúde econômico-financeira de perenidade. 2.Mas, enquanto isso, estamos amargando os desorbitamentos das Gestões-RDID(recursos desbalanceados, inadequados e desarticulados) que atuam com PV^Fictícios com Reajustes Repassáveis – permeados por não transparência e contabilidade criativa, muito úteis aos patrimonialistas predadores das saúde. 3.Para saber mais, leiam e\ou baixem os livros e estudos-soluções, do acervo do Observatório Saúde da Saúde^SIATOE, disponibilizados pelo link\ https://lnkd.in/dDY4Unk 4.Para elucidações, usem o e-mail: passos@siatoef.com.br https://lnkd.in/dDY4Unk

Aana Lima

Trainee Agilidade | Saúde e Tecnologia

6 a

Excente texto!! Só que gera outra dúvida... Gestores de Hospitais de atendimento ao SUS, como vocês estão preparados para atender o aumento da população Idosa ?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Roberto Gordilho

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos