GISDAY: Mas porque o GIS?
Essa semana a gente comemora o dia do GIS ou GISDAY, como a maioria prefere, mas a pergunta que geralmente fica no ar é porque trabalhar com sistemas de informação geográfica? Hoje a gente até vê mapas em várias aplicações, as pessoas usam estas tecnologias e nem percebem, mas quando eu comecei a me aventurar nesse mundo era difícil até explicar o que era. Mas isso sempre me encantou.
Minha formação é em ciência e engenharia, o que fez de mim um sujeito curioso e pragmático, passei pela pesquisa acadêmica, que ampliou minha visão e me ensinou método. E no GIS encontrei propósito! No GIS eu vejo o impacto que meu trabalho tem no mundo real. Um propósito pragmático, sem confete e modismo, sem holofotes, mas de impacto real.
Num mundo onde muitos se preocupam com mudanças climáticas e sustentabilidade, mas que ainda não sabem bem como contribuir, quem trabalha com GIS vê o seu impacto positivo no mundo quando melhoram a eficiência logística e operacional, trazendo mais retorno com menos impactos ambientais. Se os grandes projetos de infraestrutura não podem parar, vemos nosso impacto positivo quando projetamos melhores traçados para uma linha de transmissão, um gasoduto ou rodovia, que além de mais economicamente viável ainda minimizam desmatamentos, ameaças e impactos nos biomas e na vida de povos originários ou vulneráveis.
Num planeta tão grande onde faltam olhos humanos para vigiar, quem trabalha com GIS tem os super olhos dos satélites, que vigiam e monitoram, que por sensoriamento remoto identificam e quantificam! Vemos nosso impacto positivo no mundo, alertando e fiscalizando o que só os satélites podem ver!
Recomendados pelo LinkedIn
Num mundo onde a população quadruplicou em menos de 100 anos temos desafios diários de cuidar e preservar nossas terras e águas, aumentar a produtividade da agricultura, universalizar o acesso a saneamento, energia e telecomunicação. Quem trabalha com GIS pode ver o impacto positivo de seu trabalho em todas estas áreas e em muitas outras.
Fazemos a diferença no mundo salvando vidas, melhorando a qualidade de vida, monitorando, alertando, apontando os problemas e oportunidade de melhoria, entendendo a história e predizendo cenários futuros. Somos engenheiros de software, de dados, florestal, ambiental, sanitaristas, civil, geógrafos, geólogos, oceanógrafos, cartógrafos, agrônomos, cientistas e dezenas de outras profissões. Toda profissão é nobre e tem a sua importância no mundo, mas me sinto agraciado e realizado em trabalhar com GIS e poder mostrar para os meus filhos que eu faço diferença neste mundo.
Parabéns aos profissionais do GIS!
Data Science | Data Engineer | Data Products | Analytics Engineer
2 mO que me encanta no GIS é que o simples fato de visualizar os eventos no espaço já traz muita informação. Se os eventos acontecem perto ou longe, onde estão na cidade/estado/país, quais outros eventos de outras naturezas acontecem próximo etc. Relações importantes que ficam muito mais difíceis de perceber sem um mapa. Não sou mais do GIS, mas como profissional de dados tento sempre usar as informações geográficas pra agregar mais valor nas minhas análises.
Desenvolvimento de Negócios
2 mEu trabalho com GIS há anos e escolhi atuar nesta área quando entendi que o GIS está inserido em todos os aspectos da nossa rotina... o melhor lugar para se morar, o melhor momento para férias na praia, o melhor trajeto para levar as crianças na escola, onde e quando plantar, o local mais estratégico para instalar uma rede de gás e abastecer o maior número de casas, quais moradores serão afetados quando a rede elétrica precisar de manutenção, o local livre de desmatamento,enfim, ficaria horas aqui e ainda teriam mais aplicações para o GIS...