Golaço da Zurich
A ativação de marca que patrocina o esporte é um dos grandes desafios para os departamentos de marketing dos clubes e instituições, não é raro ficarmos boquiabertos com uma grande ação promovida pelas agências de publicidade.
Um grande exemplo de ativação criativa e bem humorada foi realizada pela Zurich Seguros, “Futebol”, criada pela Greu121, com a operacionalização assinada pela The Group. Ocorreu antes do clássico Palmeiras e Santos, válida pelo Campeonato Brasileiro de 2012, no estádio do Pacaembu.
Momentos antes do início da partida, os torcedores que estavam no estádio foram surpreendidos. Ao invés de verem os reais times entrarem em campo, os mais de 20 mil torcedores presenciaram equipes fictícias de Corinthians e São Paulo no gramado, simulando uma alteração no calendário do torneio. Incrédulos, os presentes vaiaram muito, sem saber que se tratava apenas de uma encenação.
A ação publicitária contou com todos os componentes de uma partida real: jogadores, técnicos, arbitragem, mascotes e repórteres, todos eles atores. Teve ainda queima de fogos de artifício e a participação, inclusive, do locutor do estádio para apresentar a partida e narrar a escalação dos times de mentirinha.
Após a encenação, uma enorme bandeira foi aberta informando que tudo não passava de uma ação de marketing, junto à mensagem: “Ainda não inventamos seguro contra alterações no calendário. Mas você pode contar com a Zurich Seguros para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro”. Em seguida, a partida Palmeiras x Santos aconteceu normalmente.
Essa ação gerou muito engajamento, repercussão em toda mídia nacional, e de quebra, conquistou a prata na categoria Promo, subcategoria Produtos e Serviços Financeiros, no Wave Festival e o prêmio Lâmpada de Ouro no Festival Brasileiro de Publicidade, realizado pela Associação Brasileira de Propaganda.
Siga-me nas redes sociais: Linkedin - Facebook - Instagram