Golpes de Phishing: Dicas importantes
Você já recebeu algum e-mail pedindo que você acessasse suas contas bancárias, serviços da nuvem ou e-mail online? E um e-mail informando que um pacote lhe foi enviado e você deve abrir o arquivo em anexo para obter os detalhes?
Essas são tentativas recentes feitas por criminosos cibernéticos para obter acesso às suas informações privadas.
Nunca insira informações pessoais através de um link de e-mail ou abra anexos sem antes verificá-los.
Se você desconhece o remetente e não esperava algum e-mail que tenha recebido, remova-o imediatamente.
Neste exato momento, em algum lugar do mundo, remetentes de spam estão procurando outros meios de burlar as proteções do provedor de Internet, a fim de enviar e-mails indesejados para sua caixa de entrada. Eles são incansáveis em busca por dinheiro ou informações privadas de identificação.
Você não precisa aceitar essa loucura. É possível manter sua caixa de entrada limpa! Siga estas dicas simples e acabe com o lixo eletrônico da sua caixa de entrada:
1) Crie um endereço temporário ou descartável. Proteja seu e-mail pessoal criando um e-mail alternativo para ofertas, sorteios e compras. Você pode abandonar o endereço quando quiser, se ele ficar com excesso de spam. E não vai precisar se preocupar com a perda de contatos pessoais.
2) Evite “morder a isca” nos e-mails de PHISHING. Os remetentes destes e-mails estão cada vez mais espertos, e também mais insidiosos. Se você receber um e-mail parecendo ser de sua instituição financeira solicitando uma senha ou pedindo que se conecte a sua conta imediatamente, ignore-o. Os e-mails de PHISHING podem parecer legítimos, mas não são.
3) Bancos e administradoras de cartão de crédito conhecem bem os e-mails de PHISHING. Eles usam informações específicas para identificar sua conta, como os últimos quatro dígitos do número de sua conta. É improvável que os remetentes de SPAM tenham essa informação.
4) Se você não tem certeza se algum e-mail é legítimo, contate a instituição diretamente usando o número de telefone informado no site da empresa, e não no e-mail.
5) Cuidado com os e-mails com mensagens de urgência. Você já viu e-mails desse tipo? "Urgente! Ação necessária! Sua conta do Facebook/bancária/de e-mail será encerrada amanhã. Clique aqui já!!!"
6) Remetentes de SPAM e golpistas tentam usar uma linguagem que pressione o destinatário a agir imediatamente, antes que ele tenha tempo de pensar no assunto. Não morda a isca. Exclua todos os e-mails desse tipo e vá em frente. O único objetivo deles é enganar você.
7) Não se assuste ao abrir seu e-mail. Combata essas práticas seguindo estas dicas e comece a reduzir o volume de SPAM que você recebe diariamente.
Tenham um excelente dia.
Carlos Costa