Google Ads: entenda o que é e como ela pode ajudar sua empresa

Google Ads: entenda o que é e como ela pode ajudar sua empresa

Atrair pessoas interessadas no seu negócio é um grande desafio. No marketing digital, esse tráfego pode vir de diversas fontes, porém o Google Ads é, com certeza, uma das maneiras mais eficientes, acessíveis e com altas taxas de conversão.

Mas para entender como os anúncios do Google podem ajudar sua empresa a crescer você precisa conhecer essa ferramenta, seu funcionamento e seus benefícios. E é exatamente isso que vamos te mostrar neste artigo.

O que é e como funciona o Google Ads?

O Google Ads é a principal ferramenta de criação de anúncios online, servindo como uma ponte entre a empresa e as pessoas que estão buscando um produto ou serviço. Para isso, a ferramenta oferece inúmeras possibilidades ao anunciante e uma grande segmentação dos usuários, garantindo a melhor experiência para quem anuncia e para o usuário.

Dessa maneira, a empresa impacta e atrai as pessoas que são realmente seu alvo de forma mais eficiente.

Para anunciar no Google Ads, é fundamental entender que existe uma complexidade, afinal é preciso desenvolver a estratégia correta e fazer os ajustes necessários para alcançar bons resultados.

Pensando nisso, explicamos abaixo sobre os tipos de anúncio, formas de cobrança e objetivos.

  • Rede de Pesquisa

É o modelo mais comum de anúncio no Google. Nele é possível selecionar um grupo de palavras-chave úteis para o negócio que são exibidas nas buscas com base em um leilão.

Este modelo costuma ser útil para quem tem um negócio em que as pessoas já procuram por seu produto ou serviço. Por isso, ele é exibido de acordo com as pesquisas e a empresa recebe mais visitas de pessoas que pesquisaram por termos relevantes para seu negócio.

  • Rede de Display

O Google Ads também possui uma rede de sites e blogs parceiros que permitem a exibição de imagens estáticas ou animadas através de um perfil selecionado na hora de criar o anúncio.

Este modelo é preferido por quem tem um negócio com mais apelo visual ou que está em fase de descoberta, pois é uma forma excelente de impactar e gerar o desejo no consumidor. Neste caso, a ferramenta vai exibir os anúncios com base no comportamento do usuário ou no conteúdo do site.

  • Google Shopping

O Google Shopping é uma ferramenta para empresas que vendem produtos, como lojas e e-commerces. Neste tipo de anúncio, os produtos são cadastrados na plataforma do Google e quando a pessoa, ao fazer a busca por um produto específico, encontra o link da loja, a foto do produto e o preço.

  • Remarketing

O remarketing utiliza um código no site ou loja do cliente e gera um cookie, através do navegador, quando o usuário acessa a página. Dessa forma, após buscar algo específico na internet, o consumidor recebe novos anúncios específicos sobre o produto ou serviço que estava pesquisando.

Esse modelo é indicado para empresas que desejam permanecer visíveis para os clientes potenciais, tornando a conversão e as vendas muito mais eficientes.

  • YouTube

O Google Ads também apresenta a possibilidade de exibir anúncios específicos no YouTube por meio de banners (através da rede de display) ou em vídeo.

Benefícios do Google Ads

  • Desempenho

O Google Ads informa o número de pessoas que visualizou o anúncio, permitindo estudar o perfil do cliente que mais tem a ver com sua campanha e criar estratégias assertivas.

  • Testar

É possível testar o que está e o que não está funcionando para poder fazer alterações na campanha e acompanhar os resultados.

  • Controle de orçamento

No Google Ads é possível ajustar o orçamento e até encerrar a campanha sem que seja necessário pagar algum tipo de taxa.

  • Alcance

O Google é o principal buscador do mundo, o que demonstra o seu potencial. Por isso, anunciar nesta plataforma permite alcançar um número muito grande de pessoas em qualquer parte do mundo.

  • Controle de Investimento

Na ferramenta, é possível definir os investimentos que serão feitos por mês, por dia e até mesmo por campanha, além de poder configurar para que a cobrança seja feita apenas depois de um certo número de cliques ou quando acontecer uma conversão.

  • Avaliação do Retorno sobre o Investimento

A plataforma de anúncios permite ao anunciante saber quantos cliques foram dados e quantas impressões foram registradas, além de identificar os usuários que clicaram no anúncio e realizaram algum tipo de conversão.

  • Custo

Além de oferecer inúmeras opções, o Google Ads necessita de um investimento significativamente mais baixo se comparado com outros meio de divulgação, como grandes portais, revistas, jornais, TV entre outros.

Métricas do Google Ads: dicas para ter sucesso

  • Taxa de cliques

A Taxa de Cliques é é o resultado da divisão no número de cliques dados nos anúncios pelo número de vezes que eles foram exibidos. Seu objetivo é medir o desempenho das palavras-chave e revelar como está o desempenho da sua campanha e também dos seus concorrentes.

  • Custo por Clique

Custo por Clique é o valor cobrado a cada vez que um usuário clica no anúncio. Seus objetivos são controlar o orçamento no Google Ads e revelar a qualidade do anúncio através do desempenho da página de destino e da relevância das palavras-chave. Quanto menor o CPC de um anúncio, maior é o seu ROI, pois atinge um número maior de pessoas com o mesmo investimento.

  • Taxa de impressões

A taxa de impressões é a divisão entre o número de vezes que os anúncios aparecem pelo número de vezes que as palavras-chave escolhidas são buscadas no Google. Ela mostra se os anúncios são relevantes para o público segmentado, se as palavras-chave são as melhores, se o orçamento está adequado e como os concorrentes estão se desempenhando.

  • Otimização de palavras-chave

As palavras-chave compostas por três ou mais palavras atraem um tráfego menor do que as genéricas, porém é um público mais qualificado. Isso significa que palavras-chave otimizadas ajudam a conquistar um CPC menor, aumentando o ROI dos anúncios.

  • Otimização da página de destino

Para proporcionar uma experiência única para seus usuários, o Google também analisa a página de destino dos links patrocinados. Para isso, ele avalia elementos fundamentais, como palavras-chave da campanha, design clean e intuitivo da peça, chamadas para a ação objetivas e formulários inteligentes.

  • Índice de qualidade

O índice de qualidade é influenciado por diversas métricas e variáveis, como CPC, CTR, relevância das palavras-chave, qualidade da página de destino e URLs utilizadas nos grupos de anúncios. Com isso, a plataforma faz a média do desempenho e atribui um índice de qualidade para os anúncios, o que auxilia a conquistar um melhor posicionamento entre os concorrentes.

Os bons resultados da sua campanha de Google Ads significam uma uma experiência única para o internauta. Por isso, ter um profissional especializado para acompanhar todas essas métricas é imprescindível para desenvolver anúncios cada vez mais eficazes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Guilherme Almeida

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos