Google entra definitivamente na Guerra das IAs Generativas; IA agora pode decodificar sinais cerebrais em vídeo
Essa é a Newsletter da Intelliway sobre as tendências da tecnologia, abrangendo Inteligência Artificial, Cyber Security e GRC. Compartilhe com a sua rede!
Confira as notícias:
💪🏼 Google entra definitivamente na Guerra das IAs Generativas
💻 Mojo: a nova linguagem de programação que une Python e C para desenvolvimento de IAs
🚀 CEO do Google DeepMind prevê alcance da Inteligência Artificial Geral (AGI) em poucos anos
👤 Os ataques mais comuns de Phishing, Smishing e Vishing no mercado
💬 CISO da Meta declara que "ChatGPT é a nova cripto" em meio ao aumento de ameaças e fraudes
🔎 Documento vazado revela que o Google está mais preocupado com IAs open source do que com a OpenAI
📝 IA capaz de ler sinais cerebrais e transformar pensamentos em texto
🎨 Meta apresenta o ImageBind: um novo modelo multimodal para experiências imersivas e multissensoriais
📷 IA agora pode decodificar sinais cerebrais em vídeo
🗣 Evento do Google I/O revela grandes inovações centradas em IA
💸 Justiça permite crédito de PIS/Cofins sobre despesas com adequação à LGPD
Essa semana assim como na corrida armamentista, a corrida das empresas com a inteligência artificial está repleta de estratégias e táticas avançadas. Enquanto antigamente se disputava quem tinha o maior arsenal, hoje a disputa é por quem possui o algoritmo mais poderoso. É uma verdadeira 'guerra dos bits', onde as empresas buscam a supremacia tecnológica, conquistando territórios digitais e deixando a concorrência 'encriptada' de inveja!
Google entra definitivamente na Guerra das IAs Generativas
Dia 10/05, o Google começou a disponibilizar o Google Bard, seu chatbot de IA e resposta ao ChatGPT, em 180 países. Portanto, é provável que você já tenha (ou em breve!) acesso.
Será que o Bard pode superar o ChatGPT?
Mojo: a nova linguagem de programação que une Python e C para desenvolvimento de IAs
Uma nova linguagem de programação está surgindo no cenário do desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA). Chamada Mojo, essa linguagem tem como objetivo combinar o conhecido ecossistema e sintaxe do Python com o desempenho poderoso do C. Desenvolvida pela Modular, uma empresa fundada por Chris Lattner, ex-Apple e criador da linguagem Swift, o Mojo promete oferecer uma solução eficiente e versátil para a criação de IAs de alto desempenho.
A proposta por trás do Mojo é proporcionar aos desenvolvedores de IA a capacidade de escrever código em uma linguagem familiar, como o Python, enquanto se beneficia da velocidade e eficiência do C. Isso significa que os programadores podem aproveitar a vasta biblioteca de funções e módulos disponíveis em Python, ao mesmo tempo em que obtêm um aumento significativo no desempenho, algo essencial para lidar com as complexas tarefas de processamento de dados exigidas pela IA.
CEO do Google DeepMind prevê alcance da Inteligência Artificial Geral (AGI) em poucos anos
O CEO do Google DeepMind, Demis Hassabis, expressou sua crença de que o marco da Inteligência Artificial Geral (AGI) será alcançado em um curto período de tempo. Segundo Hassabis, não há obstáculos significativos para desacelerar o desenvolvimento da tecnologia, e sistemas altamente capazes, com habilidades cognitivas comparáveis às humanas, podem surgir até o final desta década. Essa perspectiva foi compartilhada em um artigo do jornal The Wall Street Journal, trazendo à tona expectativas quanto ao avanço da AGI nos próximos anos.
Os ataques mais comuns de Phishing, Smishing e Vishing no mercado
Você já parou para pensar sobre os perigos que os ataques cibernéticos representam? Phishing, Smishing e Vishing são alguns dos crimes cometidos na internet, visando invadir computadores e celulares em busca de dados valiosos ou até mesmo dinheiro. Os criminosos utilizam a engenharia social para atrair suas vítimas, aproveitando-se da ingenuidade e fraquezas das pessoas.
Aprenda a se proteger desses ataques cibernéticos, entendendo os sinais de golpes, verificando a autenticidade dos sites e e-mails, além de ser cauteloso ao compartilhar informações pessoais e financeiras. Conhecimento é poder, e quanto mais você souber sobre essas ameaças, mais preparado estará para evitá-las.
Acesse o nosso novo artigo e fique por dentro:
CISO da Meta declara que "ChatGPT é a nova cripto" em meio ao aumento de ameaças e fraudes
O Chief Information Security Officer (CISO) da Meta, surpreendeu o setor de segurança cibernética ao comparar o impacto do ChatGPT ao de uma criptomoeda.
Segundo o CISO, desde março, foram identificadas 10 novas famílias de malware e mais de 1.000 links maliciosos promovendo ferramentas para simular chatbots, incluindo aplicativos e extensões de navegador.
Essas ameaças destacam o crescente uso do ChatGPT, um modelo avançado de linguagem natural, como uma arma preferida por cibercriminosos para enganar e explorar usuários.
Documento vazado revela que o Google está mais preocupado com IAs open source do que com a OpenAI
Um documento confidencial vazado do Google revelou que a principal preocupação da empresa não está relacionada à OpenAI, mas sim às Inteligências Artificiais (IAs) de código aberto. Embora os modelos de IA desenvolvidos pelo Google ainda sejam superiores em termos de qualidade, o documento destaca que os projetos open source estão constantemente evoluindo e se tornando mais sofisticados.
Além disso, eles oferecem a vantagem de serem privados, personalizáveis e muito mais econômicos em comparação com as soluções do Google. De acordo com o documento, os projetos open source estão alcançando resultados impressionantes com apenas 100 dólares e 13 bilhões de parâmetros, enquanto o Google enfrenta dificuldades com 10 milhões e 540 bilhões.
Recomendados pelo LinkedIn
IA capaz de ler sinais cerebrais e transformar pensamentos em texto
Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin realizaram um avanço significativo no campo da inteligência artificial, criando um decodificador semântico que é capaz de ler sinais cerebrais e reproduzir pensamentos em forma de texto, tudo isso sem a necessidade de implantes invasivos.
Essa inovadora técnica, semelhante ao processo utilizado pelo ChatGPT, consegue prever com considerável precisão a ideia geral do que uma pessoa está pensando ao ouvir uma sequência de palavras.
Essa conquista pode ter um impacto revolucionário na vida das pessoas que, embora conscientes, são incapazes de falar, como aqueles que sofreram um derrame.
Meta apresenta o ImageBind: um novo modelo multimodal para experiências imersivas e multissensoriais
A Meta, anunciou o lançamento do ImageBind, um novo modelo multimodal de código aberto que integra texto, áudio, imagem, posicionamento espacial, radiação infravermelha e movimento.
Embora o ImageBind ainda não tenha aplicação prática definida no momento, ele aponta para um futuro promissor de Inteligências Artificiais generativas capazes de criar experiências imersivas e multissensoriais, proporcionando sensações próximas à realidade.
Além disso, esse lançamento evidencia a postura da Meta em compartilhar projetos de pesquisa, em contrapartida ao movimento de fechamento observado no Google e na OpenAI. Essas informações revelam a contínua busca da Meta por inovação e colaboração na vanguarda da tecnologia.
IA agora pode decodificar sinais cerebrais em vídeo
Em uma pesquisa inovadora publicada pela Nature, foi desenvolvido um novo método de IA chamado CEBRA, que traduz sinais cerebrais em vídeo. Isso significa que a IA agora é capaz de ler mentes.
O estudo envolveu a entrada de dados do cérebro de um camundongo e de um vídeo para prever movimentos. Os resultados obtidos foram impressionantes: mais de 95% de precisão na previsão de quadros de vídeo.
O potencial de decodificar sinais cerebrais em vídeo abre caminho para avanços significativos no campo da neurociência e pode proporcionar uma compreensão mais profunda sobre o funcionamento do cérebro humano.
Evento do Google I/O revela grandes inovações centradas em IA
O recente evento Google I/O foi uma empolgante vitrine de inovações focadas em IA. A gigante da tecnologia deixou claro que está evoluindo como uma empresa "IA em primeiro lugar".
Aqui está uma lista das novidades:
Duet AI: Uma IA para produtividade voltada ao Google Workspace, incluindo IA no Gmail, Docs, Sheets e Slides
Google Maps oferecerá uma 'Visão Imersiva para Rotas'
Google Photos terá um recurso de 'Editor Mágico' baseado em IA
O Google Search se tornará interativo, respondendo a perguntas de forma conversacional, como o ChatGPT (ou Bing)
PaLM 2, o novo e poderoso modelo de linguagem da Google, que impulsionará mais de 25 novos produtos do Google incluindo o Bard (rival do ChatGPT)
Melhorias no Bard: lista de espera removida, disponível em 180 países.
Parceria com a Adobe Firefly, tornando a conversão de imagem para texto disponível diretamente no Bard
Med-PaLM, um modelo de linguagem da Google Research projetado para o domínio médico
MusicLM: descreva uma ideia musical e ouça-a ganhar vida
StudioBot: um robô de codificação de IA para desenvolvedores (rivalizando com o CoPilot)
Alguns fatos interessantes do evento: o Google mencionou "IA" 143 vezes na apresentação, e o valor das ações do Google aumentou em US$ 56 bilhões.
O evento do Google I/O mostrou a forte aposta da empresa em IA e as diversas inovações que estão por vir.
Justiça permite crédito de PIS/Cofins sobre despesas com adequação à LGPD
A Justiça Federal em segunda instância decidiu permitir o aproveitamento de créditos do PIS e da Cofins sobre despesas relacionadas à adequação à LGPD. Essa é a primeira decisão favorável ao contribuinte nesse assunto em segunda instância. A empresa beneficiada foi a Zoop Tecnologia e Meios de Pagamento S/A, uma empresa de pagamentos digitais. A decisão considerou que as exigências da LGPD estão diretamente ligadas à atividade da empresa e levou em conta o conceito de insumos definido pelo STJ. Essa decisão é vista como positiva para empresas com grande volume de dados ou presença online significativa.
A discussão sobre o uso de créditos de PIS/Cofins a partir de despesas relacionadas à LGPD é recente, com três derrotas em segunda instância até o momento. Além do precedente favorável no TRF2, houve duas decisões contrárias no TRF3. A decisão é vista como uma tendência favorável e beneficia empresas na mesma situação.
Para saber mais sobre o assunto clique aqui
Obrigado pela leitura e nos vemos novamente em 7 dias!
Gostou da newsletter? Então segura essa notícia maravilhosa:
Com a curadoria da Intelliway, você pode receber quinzenalmente em sua caixa de e-mail, um resumo das principais notícias e tendências da tecnologia. Envie para um colega de trabalho, para o amigo da faculdade. É para todo mundo!
Um grande abraço do time IntelliFeeds.