Google Trends: O que é e como pode ser útil para sua empresa
Priscilla Jacovani

Google Trends: O que é e como pode ser útil para sua empresa

Todo mundo quer colocar sua própria empresa na internet. E quando eu falo todo mundo, significa uma infinidade de gente que vem de todos os lugares possíveis. Desde a padaria da esquina até o magazine que já é conhecido, todos têm o mesmo objetivo: conquistar novos clientes e consequentemente ver seu próprio negócio crescer.

Já passamos da época em que investir no mundo digital era um diferencial. Já passamos também da famosa “era da informação”. Eu não quero criar definições, mas se pararmos para pensar, estamos na era da seletividade da informação - ou um pouco mais avançados do que isso - onde ninguém tem mais paciência para ver conteúdo que não lhe é pertinente, que não é útil no momento certo - imagina então como fica a propaganda?

Uma publicação inglesa do The Economist revelou que, em 2015, 200 milhões de pessoas no mundo eram usuários regulares de aplicativos de bloqueios de anúncios na internet, e estavam prevendo o uso desses softwares em dispositivos móveis - o que já acontece hoje.

Por essas e outras razões, colocar a sua empresa na internet - seja qual for o seu ramo de atividade - é bem arriscado se você não entender o comportamento do usuário, principalmente do usuário potencial para você.

O que chama a atenção desse usuário? O que ele está procurando? A próxima pergunta não é como você vai chegar até ele, mas sim como ele vai chegar até você. Ou melhor, o que esse usuário digita no Google?


Google Trends? Hm... Conte-me mais sobre isso...

O Google Trends é uma ferramenta do Google - gratuita - que veio dar uma luz para essas perguntas que eu acabei de citar. Por meio desse mecanismo é possível:

  • Saber quais são os termos mais buscados no Google;
  • Saber o que o usuário está pesquisando sobre determinado assunto;
  • Acompanhar o interesse pelo assunto com o passar do tempo;
  • Ver os artigos mais relevantes para determinado termo;
  • Analisar o interesse no termo pela região do usuário;
  • Conferir as principais consultas e as consultas crescentes sobre o termo pesquisado;
  • Saber quais são as pesquisas relacionadas do termo de interesse;
  • Fazer comparações entre termos diferentes para contrastar o interesse ao decorrer dos anos.

Dessa maneira, você encontra o termo que mais está sendo buscado, relacionado ao seu negócio, e pode usá-lo como a palavra-chave para a sua campanha, sem perder tempo nem dinheiro.


Como essa ferramenta funciona?

O Google Trends já abre em uma página com as pesquisas em alta do dia atual. Você pode filtrar por categoria - ciência e tecnologia, entretenimento, esporte, negócio, notícia e saúde - ou por país.

Na barra de pesquisa “explorar tópicos”, você pode digitar o que tem interesse em estudar.

Por exemplo, vamos pesquisar por “apartamento para vender”. Notem que depois de digitar, aparece um gráfico com o interesse por esse termo ao passar do tempo, assim você consegue acompanhar se esse é um assunto bem procurado atualmente.

Observe abaixo:

Você pode conferir no site, abaixo desse gráfico: o interesse regional, seguido pelas pesquisas relacionadas e todos os outros termos parecidos que são mais buscados.

Você também pode clicar em adicionar termo - “apartamento para alugar”, por exemplo -  e fazer uma comparação entre a busca pelos dois assuntos.

Exemplo de comparação:

Através desse gráfico, podemos notar que as pessoas estão buscando mais por apartamentos para alugar do que apartamentos para comprar. Essa informação pode ser crucial na hora da criação da campanha de uma imobiliária ou até mesmo uma incorporadora de imóveis.

Como pode ser útil para a sua empresa?

Se você ainda não conseguiu ver as vantagens dessa ferramenta "power", faço aqui uma lista com apenas algumas utilidades desse mecanismo para o seu negócio:

Anúncios pagos

Se a sua empresa já investe em anúncios pagos - Google Adwords - ou pensa em investir, essa é uma excelente forma de começar. Sabendo qual a palavra que pode trazer o usuário até a sua empresa, você conseguirá gerenciar a campanha em cima dela, assim seus anúncios não vão aparecer para as pessoas que não procuram por ele - o que faz você gastar mais dinheiro.

Marketing de conteúdo

O Google está te dando todo o tesouro dele. Entenda que os termos mais buscados - relacionados ao seu negócio - podem ser dúvidas e problemas de clientes ou futuro clientes. Essa é uma ótima maneira de investir em marketing de conteúdo, trazendo soluções para essas pessoas, com um conteúdo de qualidade que será pertinente e na hora certa - pois aparecerá quando a pessoa procurar por ele. As chances de conversões são bem maiores e você estará garantindo sua presença na internet de maneira orgânica - o que é mais sustentável para a sua empresa.

Seu posicionamento na internet

Será uma consequência do tópico anterior. Com o estudo desses termos e a escolha da palavra-chave ideal para o seu negócio, você será mais buscado, mais acessado e, se você tiver uma boa otimização de conteúdo, melhor posicionado de maneira orgânica.

Imagine a sua empresa aparecendo na primeira página do Google, quando o usuário faz uma pesquisa. A posição orgânica - sua posição na pesquisa sem precisar pagar anúncio - é a sua reputação na internet. Apesar de ser mais sustentável, uma boa posição leva tempo para ser conquistada e tudo depende da qualidade do seu trabalho para chegar lá.

Claro que com criatividade é possível trabalhar de várias outras maneiras com o Google Trends. Dessa forma, o seu dinheiro será investido realmente nas pessoas que se interessam pelo que você tem a oferecer.

Faça bom proveito!
Até a próxima :)

Vera Scholze Borges

Assessora de Imprensa na Embrapa Produtos e Mercado - Escritório de Campinas.

8 a

Interessante. Parabéns pelo texto.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Priscilla Jacovani

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos