Governo anuncia pacote de crédito de R$38 Bi para estimular economia

O governo montou um pacote de crédito de 83 bilhões de reais para conter a queda livre da economia, afetada pelas incertezas no cenário doméstico e internacional, conforme anunciado nesta quinta-feira por ministros em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Conselhão.

Segundo o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, serão ofertados 10 bilhões de reais no âmbito do crédito rural, direcionados ao pré-custeio.

Com recursos do FGTS, 10 bilhões de reais irão para financiamento imobiliário, por meio da compra de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Outros 22 bilhões de reais do FGTS serão para aplicação em infraestrutura, via FI-FGTS.

Recursos para capital de giro de pequenas e médias empresas, via BNDES, somam 5 bilhões de reais. Para refinanciamento de prestações do PSI e Finame serão outros 15 bilhões de reais, também por meio do BNDES. O banco de fomento também deverá destinar 4 bilhões de reais para linha pré-embarque, para financiamento de exportações de bens de capital.

Por fim, o ministro apresentou o uso do FGTS como garantia para o empréstimo consignado, através da possibilidade de utilização da multa rescisória do FGTS e de até 10 por cento do saldo da conta vinculada. A estimativa é que a medida, que depende de projeto de lei e aprovação pelo Congresso, movimente 17 bilhões de reais.

Os valores divulgados pelo ministro são os mesmos noticiados mais cedo pela Reuters.[nE6N14600Z]

Segundo Barbosa, as medidas se inserem dentro de desafio de "normalizar oferta de crédito", sem gerar custo adicional para a União.

Fonte: Reuters

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos