Governo do Estado insere Mato Grosso no radar nacional de Empreendedorismo e Inovação

Governo do Estado insere Mato Grosso no radar nacional de Empreendedorismo e Inovação

GAE, Sebrae e Startup MT lançaram na noite desta terça-feira (21.06) o primeiro programa de mentoria continuada e gratuita em empreendedorismo e inovação de Mato Grosso

Uma das missões traçadas pelo Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) era inserir Mato Grosso no cenário nacional de inovação e empreendedorismo. Na noite desta terça-feira (21.06), durante a realização do Business Day, evento de inovação com foco em resultado, do qual o GAE era um dos apoiadores, foi lançado o programa MT Stars, o primeiro de mentoria continuada gratuita em empreendedorismo e inovação de Mato Grosso.

A iniciativa do Governo do Estado e seus parceiros, Sebrae unidade em Mato Grosso e a comunidade Startup MT, rendeu elogios por parte de representantes do ecossistema nacional de inovação. O diretor do Google Campus São Paulo e líder do Google para empreendedores no Brasil, André Barrence, disse ser um privilégio contribuir com o movimento de fortalecimento dos agentes e das comunidades do ecossistema de Mato Grosso.

“Para mim é um privilégio falar com vocês e de alguma forma contribuir com esse movimento super bacana que está acontecendo em diversos lugares do Brasil e também no Centro-Oeste do País, em Mato Grosso, onde vocês estão construindo uma comunidade inovadora que é, o que a gente acredita, ser o mais importante para que cada vez mais startups surjam e tenham sucesso aqui no Brasil”, disse o diretor, acrescentando que o Governo de Mato Grosso pode contar com o Google na missão de fortalecer o ecossistema empreendedor no Centro-Oeste.

Barrence reforçou, ainda, a missão do Google de ajudar empreendedores para que criem e façam crescer comunidades de startups ao redor do mundo, destacando o novo espaço da gigante da internet em São Paulo, o primeiro campus na América Latina e o sexto no mundo, como um abrigo para que empreendedores se conectem e aprendam a desenvolver startups que podem até mesmo mudar a forma de vida da população mundial.

De acordo com o secretário do GAE, Gustavo de Oliveira, os empreendedores brasileiros sabem como é difícil empreender no País e regionalmente o Gabinete procura meios para incentivar o fortalecimento do setor no Estado. “O primeiro grande trabalho é ‘amarrar’ as pontas que estão separadas e conectar Mato Grosso na rede nacional e internacional do ecossistema de empreendedorismo e inovação. O caminho é mostrar a força que a comunidade de Mato Grosso possui”.

Para o secretário de Estruturação e Inovação do GAE, Flavio Gomes, o Governo tem a função de fomentar os agentes e as comunidades locais. “Hoje somos um dos estados que mais atuam em inovação. O Governo trata o assunto como uma pauta estratégica e por esse motivo o GAE está envolvido no tema. Desde o início tomamos como missão colocar Mato Grosso no radar nacional, por meio de parcerias estratégicas e articulações, e o que temos feito tem sido reconhecimento nacionalmente porque pensamos a médio e longo prazo. Nosso objetivo é preparar os mato-grossenses para o Parque Tecnológico que está sendo construído pelo Estado, por meio da Secitec, e estimular a população a expandir as suas ideias e assim contribuir para a transformação de Mato Grosso”, afirmou.

Mentoria MT Stars

O programa MT Stars possui a mesma modelagem do projeto Tech Sampa, da Prefeitura de São Paulo, que consiste em uma política de estímulo à inovação e oferece mentoria gratuita para empreendedores digitais. É um programa aberto que atende do empreendedor iniciante ao de nível avançado. Em Mato Grosso, além das startups, o programa também terá como foco o empreendedorismo e a inovação.

Uma das propostas é que a cada edição ele seja realizado em um local diferente. Nesta sexta-feira (24.06), às 19h, o representante brasileiro na rede Acadêmica NetExplo, ligada à Unesco, Marcelo Pimenta, ministrará a palestra de abertura dos trabalhos de mentoria do MT Stars.

No sábado (25.06), a programação começa às 8h e segue até às 18h com a realização de mentorias gratuitas sobre temas diversos. Ambas as programações serão realizadas no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). Para se inscrever para qualquer uma das atividades ofertadas basta acessar o site www.mtstars.com.br

Confira a declaração do diretor do Google Campus São Paulo, André Barrence, sobre Mato Grosso.

MARIA DIAS SOUZA

Assistente Administrativo na CREA-MT

8 a

Parabéns pela iniciativa

Parabéns pela iniciativa do Governo do Estado. Ainda acreditamos na gestão técnica das entidades públicas... show!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos