Governo firma parceria para fomentar polo de inovação em Rondonópolis

Governo firma parceria para fomentar polo de inovação em Rondonópolis

Parceria será celebrada nesta segunda-feira (20.06), durante a abertura da segunda edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (Feciti)

* Por Nayara Takahara

O Governo de Mato Grosso, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), e a Prefeitura de Rondonópolis assinam nesta segunda-feira (20.06) um protocolo de intenções que tem como objetivo unir esforços para fortalecer no município o ecossistema de empreendedorismo e inovação.  

De acordo com o secretário de Estruturação e Inovação do GAE, Flavio Gomes, a parceria engloba a troca de conhecimento e informações entre as equipes dos Executivos estadual e municipal, viabilizando o suporte técnico para a estruturação de um polo de inovação na cidade, denominado Inova Hub Rondonópolis, bem como a participação conjunta em eventos do setor de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

“Inicialmente realizaremos a parceria com Rondonópolis, que desenvolve um movimento muito interessante no que se refere à inovação. Mas já estamos em contato com outros municípios do Estado que também tem trabalhado para fomentar as comunidades locais. Nossa proposta é compartilhar o conhecimento e as parcerias que foram firmadas pelo GAE, com representantes do ecossistema nacional, ao levar para as cidades do interior as experiências dos nossos projetos”, afirma.

O secretário comenta, ainda, que o GAE trabalha na criação de uma cartilha para que os municípios possam fortalecer localmente seus agentes de inovação. “Estamos desenhando uma ‘trilha’, uma espécie de cartilha, que inclui uma sequência de eventos e de ações específicas para que os municípios possam fomentar as comunidades locais que hoje estão isoladas e transformar em rede colaborativa o que nós chamamos de fortalecimento do ecossistema mato-grossense”, adianta o gestor.

O protocolo de intenções será assinado durante a abertura da segunda edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (2ª Feciti), que consiste em um espaço de apresentação de trabalhos de cunho científico e de soluções tecnológicas e oportuniza a troca de experiências entre alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, universidades, institutos técnicos e tecnológicos e empresas em geral. Neste ano serão dois dias de programação.

Na terça-feira (21.06), segundo dia de atividades da Feciti, o CEO da ezPark, Luiz Candreva, convidado do GAE para o evento, realizará a palestra “Disruptive Business Models - Os negócios do futuro e o futuro dos negócios”, às 8h. Candreva também é mentor do SP Stars, programa de mentoria para empreendedores digitais em São Paulo que foi replicado por Mato Grosso e será lançado na noite do dia 21 de junho, durante a realização do Business Day, no Centro de Eventos do Pantanal.

A plataforma MTHub, que reunirá interessados nas áreas de empreendedorismo, tecnologia e inovação e fará a conexão entre os polos de inovação que serão criados nos municípios, sendo o primeiro deles na cidade de Rondonópolis, também será lançada na mesma oportunidade, na terça-feira (21), às 18h.

A 2ª edição da Feciti é uma realização da Prefeitura de Rondonópolis em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Parque Tecnológico de Mato Grosso e Fapemat, CNPq, Acessuas Trabalho e Sebrae, além do apoio da iniciativa privada.

Acesse a matéria original e na íntegra.

Nayara Takahara é jornalista no Governo do Estado de Mato Grosso. Tem como premissa de vida segui-la no sentido conotativo porque o denotativo limita, detesta injustiças e preza pelo direito das pessoas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos