Governo Lula Sanciona Lei de Incentivo à Modernização da Indústria Brasileira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na terça-feira (28), um projeto de lei que oferece incentivos para a modernização do parque fabril brasileiro. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio do Planalto.
A nova lei permite ao governo estimular a indústria a adquirir novos equipamentos através da “depreciação acelerada”, que altera a forma de tributação. Serão destinados R$ 3,4 bilhões em créditos financeiros para a compra de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos.
Com essa medida, as indústrias poderão abater o valor dos bens de capital nas declarações futuras de IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e de CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido). Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, “não é renúncia fiscal. O governo perde no fluxo, mas o tributo é o mesmo”.
A medida será válida para aquisições realizadas de 1º de janeiro até 31 de dezembro. As cotas diferenciadas aplicam-se a máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos adquiridos até 31 de dezembro de 2025, após a regulamentação do texto. A principal demanda da CNI (Confederação Nacional da Indústria) foi atendida com essa medida, que visa estimular setores a renovar seus equipamentos, funcionando como uma “antecipação de receitas para as empresas”, conforme o Mdic.
Quer saber mais sobre iniciativas governamentais que impactam sua empresa? Inscreva-se na newsletter Cortez News para receber atualizações!
Fonte: Jornal de Brasília.
Assistente de Marketing | Pós Júnior
7 mImportante!