Governo propõe jornada de trabalho de até 12 horas, Temer volta atrás com medo de protestos, Coreia faz teste nuclear e outras notícias
Quer saber mais novidades sobre os projetos editoriais do LinkedIn, aprender dicas exclusivas e ainda conferir os melhores artigos sendo publicados diariamente por aqui? Então clique e faça parte do grupo editorial do LinkedIn.
Essas são as notícias mais importantes do dia, selecionadas pelos editores do LinkedIn. Quer publicar artigos também? Clique aqui.
O que vai acontecer no dia de hoje
Como conta Olivia Bulla em sua análise publicada no LinkedIn, o amadorismo do governo na comunicação em relação ao aumento da jornada de trabalho, de 8 para 12 horas, provocou uma reação imediata, nas ruas e nas redes sociais, e acabou levando o próprio presidente Michel Temer a ligar para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para desfazer a declaração. Mas o mal-estar já estava criado e o temor do Palácio do Planalto é de que a pauta de reformas trabalhista e da Previdência, que começa a ser enviada a partir do fim deste mês, possa unir diversos grupos, aumentando a adesão aos protestos. Leia mais aqui e entenda mais abaixo.
Governo quer contratos de trabalho por produtividade e hora trabalhada. Mas depois de polêmica e com medo dos protestos, Temer volta atrás.
A reforma trabalhista que está sendo desenhada pelo governo Michel Temer vai incluir a possibilidade de contratação por horas trabalhadas ou por produtividade (serviço específico), o que permitirá o vínculo do trabalhador com mais de uma empresa. O próprio ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou ontem em entrevista que a principal mudança neste caso seria em relação à jornada diária, que hoje é limitada a 8 horas, mas, pela proposta, poderia ser estendida para 12 horas, respeitada a jornada de 48 horas semanais prevista na legislação corrente. Com a repercussão negativa, Temer ligou para Nogueira no fim do dia de ontem e mandou seu ministro se retratar. "O presidente me ligou, me orientou a reafirmar que o governo não vai elevar a jornada de 8 horas nem tirar direitos dos trabalhadores", contou o ministro. Nogueira frisou que o padrão normal e legal continuará sendo o de 8 horas diárias e 44 horas semanais, sem alterações para os trabalhadores. Leia mais na Exame.
+ Brasil já teve grandes reformas na Previdência. Em que contexto elas ocorreram. Mexer na aposentadoria dos brasileiros é uma medida impopular, já que quase sempre há corte de benefícios. E o governo Temer promete fazê-lo, mesmo com baixa aprovação. Leia mais no Nexo.
Teori nega liminar à defesa de Dilma para julgar impeachment novamente
Em sua decisão, o ministro afirmou que a defesa de Dilma pôde se defender ao longo do processo, mas não conseguiu "convencer a maioria necessária dos membros do colegiado julgador, que, repita-se, é o Senado Federal". "E, à míngua da caracterização de prejuízo real para a formulação da defesa, também a tese final se mostra desfalcada da relevância necessária". Leia mais no Valor.
+ Cunha cogita fazer delação premiada. O deputado afastado Eduardo Cunha teria sondado a Procuradoria-Geral da República para fechar um acordo de delação premiada na Operação Lava Jato, de acordo com fontes do Valor Econômico. A resposta teria sido de que, se Cunha estiver disposto a contar o que sabe, o MP estará disposto a ouvir.
Qual o tamanho da crise atual?
Neste vídeo do Nexo Jornal você vai entender como a atual recessão se compara às ultimas enfrentadas pelo país. Um alerta de spoiler: esta é a pior. E estamos longe de voltar ao nível de PIB de antes de ela começar, em 2014.
No aniversário do regime comunista, Coreia do Norte faz novo teste nuclear, considerado o maior da sua história
Sismólogos de todo o mundo registraram tremores de magnitude 4,8 a 5,3 na península da Coreia. A informação sobre a realização dos testes nucleares foi confirmada em Pyongyang, a capital norte-coreana, e coincide com as celebrações do 68º aniversário do regime comunista de 1948. Em edição especial, a televisão Central da Coreia do Norte informou que o país vai continuar a desenvolver o programa nuclear. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) considerou o teste "uma flagrante violação de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU".
Student at Turku University of Applied Sciences
8 a👍👍👍👍
Student at Turku University of Applied Sciences
8 a💵💵💵💵💵💵
Remote Software Developer at Haivision
8 aPessoal nem leu a matéria e mete o pau.
Chefe de Cozinha | Restaurante Casa do Ferreiro
8 aFunciona assim... todos ficam pasmos com a proposta de 12 horas. Indignação, protestos. Governo recua e propõe 10 horas. Todos ficam felizes. Fim.