Gran Wagoneer e Wagoneer - Inauguram a Nova Divisão de SUV's de Luxo do Grupo Stellantis

Gran Wagoneer e Wagoneer - Inauguram a Nova Divisão de SUV's de Luxo do Grupo Stellantis

O grupo Stellantis (Fiat, Chrysler, Peugeot, Citroën), ressuscitou o nome Wagoneer, que era utilizado de 1963 a 1991 pelo veículo utilitário esportivo da Jeep. 

Era um veículo de grande porte familiar, com motores V6 e V8, e câmbio automático de 3 marchas automático, e também manual de 3 e 4 marchas, esse seria um dos avos do que viria a ser os nossos SUV’s de hoje. 

Os atuais Wagoneer e Gran Wagoneer continuam grandes, com 5,45 m de comprimento, 2,12 m de largura, 1,92 m de altura e 3,12 m de entre eixos, com capacidade para até 08 passageiros, motores V8 injetados, e muito luxo, conforto e tecnologia de última geração, bem diferente do utilitário raiz dos anos 70, e 80. 

Com esses dois modelos o Grupo Stellantis pretende estabelecer o nome Wagoneer como uma divisão de SUV’s de Luxo do grupo, pois vocês iram notar que não tem o nome Jeep em nenhum lugar no veículo. Além do que o Wagoneer não é um SUV com pegada off road e sim um SUV urbano de luxo, e não estão aptos de receber o selo “Trail Rated” da fabricante Jeep, pois são grandes e caros demais para pegar uma trilha. 

Os Wagoneer e Gran Wagoneer são fabricados do modo tradicional em cima de um chassi, e compartilham também a mesma cabine, as diferenças ficam por conta dos motores e do número de acentos que no Wagoneer são acentos para 8 passageiros, e no Gran Wagoneer são poltronas para 07 passageiros. 

O Wagoneer tem um motor 5.7 V8 de 397 cv e 55,7 kgfm de torque, a gasolina com desativação de cilindros, com tração somente nas rodas traseiras, câmbio automático de 8 marchas, rodas aro 18. 

O Gran Wagoneer tem um motor 6.4 V8 de 478 cv e 62,7 kgfm de torque, a gasolina, tração 4x4 e cambio automático de 8 marchas, rodas aro 22. 

Os dois modelos estreiam um novo sistema hibrido leve, que vai ajudar na economia de combustível, que desliga o motor em situações de trânsito e com veículo parados, é um gerador elétrico que entra em funcionamento para movimentar o veículo em baixas velocidade. 

O motor elétrico também é responsável pelo acionamento da ventoinha, e pelo sistema de ar condicionado, ajudando assim na economia de combustível. 

Possui também um sistema de recuperação de energia através das frenagens, enquanto o motorista não pisa no acelerador. 

Na parte lista de equipamentos é um show a parte, no painel frontal pode chegar a ter 4 telas, com 07 telas no total:

- Uma (01) tela de 10,25 polegadas para o motorista com informações de navegação, velocidade, conta giros, GPS, computador de bordo, etc. 

- Duas (02) uma no centro do painel e uma no console central para controlar multimídia, ar condicionado, modos de condução, temperatura dos bancos, câmera e sensores de ré. 

- Uma (01 Opcional) no painel do passageiro, que é possível acessar as configurações do painel multimídia além de ter acesso as câmeras internas do veículo, sim o Wagoneer pois câmeras internas visualizam as 3 fileiras de acentos. 

- Além de mais 3 telas multimídia de 10 polegadas nas outras 2 fileiras de acentos para diversão dos passageiros, volante multifuncional, sistema de direção semiautônoma, sistema de estacionamento automático, câmeras externas de 360°, Head Up Display, sistema de som com 23 autofalantes e subwoofer, ar condicionado de 4 zonas, suspensão a ar com amortecedores eletrônicos, chave presencial, freio de estacionamento elétrico, teto panorâmico com mapa dos EUA, faróis triplos em LED, bancos em couro, e acabamento Premium. 

O Wagoneer e o Gran Wagoneer serão produzidos nos Estados Unidos na fábrica da cidade de Warren no estado do Michigan, onde também é fabricado a picape Ram 1500. 

As vendas oficiais deveram começar no segundo semestre de 2021, mas já é possível entrar no site da Jeep Americana e fazer a sua reserva.

O Wagoneer tem preço de U$ 59.995 dólares ou R$ 332.000 reais, e o Gran Wagoneer tem preço de U$ 88.995 dólares ou 614.000 reais.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Divisão Automotiva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos