Gratidão, um caminho para a felicidade
E se você acordasse hoje apenas com aquilo que você agradeceu ontem, como seria a sua vida?
O que é gratidão? Como funciona?
Antes de conceituar, eu apelo para suas próprias experiências. Todos sabemos como isto funciona, pois já vivenciamos esta emoção.
E como é a conexão entre felicidade e gratidão? Muitas pessoas podem responder: "Ah, Ana, isso é muito fácil. Quando se está feliz, a gente sente gratidão".
Será mesmo que as pessoas felizes é que são gratas?
Certamente conhecemos muitas pessoas que têm tudo para serem felizes e não são, porque elas querem algo a mais ou querem mais do que já possuem. E todos conhecemos pessoas que passam por várias adversidades e são profundamente felizes. Elas irradiam felicidade. É notável. Por quê? Porque elas são gratas. Então, não é a felicidade que traz a gratidão. É a gratidão que traz a felicidade. Se você pensa que é a felicidade que o torna grato, pense novamente. É a gratidão que o torna feliz.
Para muitas pessoas é difícil encontrar a felicidade em suas vidas porque elas nunca aprendem a valorizar o que já possuem.
Em vez disso, concentram-se no que desejam ter ou no que acham que precisam para encontrar a felicidade - mas, muitas vezes, a felicidade consiste em prestar atenção às coisas boas que já estão a acontecer ao seu redor.
Participei de uma live na segunda-feira, 24.08, convidada pela Lidia Picinin da Pluriversidade UDESC, para falarmos sobre este tema. Aliás, suuuuper agradeço. Que delícia, gente!!!
Foi tão bacana que decidi partilhar as sugestões que dei, em especial as que pratico há anos. O mais legal é que as dicas são comprovadas pela ciência, então, acredite ou não, se você passar a utilizar algumas das práticas abaixo, de forma consistente, você sentirá os efeitos em sua vida e sua percepção das coisas será alterada para muito melhor!
O mais paradoxal de tudo, pessoas queridas, é que ontem recebi uma notícia que me balançou emocionalmente. Perrengues de saúde que vivi em 2016 e que estou a enfrentar novamente.
Fiquei triste? Sim. Fiquei preocupada? Sim. Então me lembrei de minha prática diária de agradecer a Deus por TUDO o que me acontece na vida. “Obrigada, Senhor, por isto. Sairei vitoriosa mais uma vez!”.
Então, ESTE é o momento perfeito para falar sobre gratidão e felicidade. Sim, porque quando tudo vai bem na nossa vida, fica fácil né? Alguém pode afirmar isto. Mas é na hora da verdade que a gente expressa a nossa força.
“Eu não tenho que perseguir momentos extraordinários para encontrar felicidade – ela estará bem na minha frente, se eu estiver a prestar atenção e a praticar gratidão.” Brené Brown
Por que cultivar a emoção da gratidão? Porque além de maior bem-estar e felicidade, a gratidão nos confere mais energia, otimismo e empatia. Além disto, melhora o sono, o humor, os relacionamentos que nos cercam e nos ensina a vivermos mais atentos ao momento presente.
A Ciência da Felicidade deixa claro que a gratidão desempenha um papel essencial em nossa saúde física e mental. Pode minimizar o estresse, a depressão e a solidão, ao mesmo tempo que melhora nossa autoestima, motivação e satisfação geral com a vida. É muita coisa boa para ser negligenciada!
Não vou me render ao vitimismo. Vou exercitar este conhecimento e transformá-lo em sabedoria!
Então pergunto: como a gratidão acontece para você?
Via de regra, quando recebemos algo de alguém, dado com amor desinteressado - algo que tem valor para nós e nos foi dado livremente - é aqui que nasce a gratidão. Ela nasce de forma espontânea em nosso coração. O mais bacana é que ficamos tão felizes que queremos retribuir.
Portanto, a chave é que não devemos ter apenas experiências espasmódicas de gratidão. Meu encorajamento é que possamos ser “pessoas que vivam no estado de gratidão”.
Então, que tal agora, ver como cultivar esta emoção tão poderosa e transformar sua vida para melhor? Lembro só de uma coisa: precisa de consistência. É como um músculo. Você estará a treinar o seu cérebro para desenvolver este olhar grato pela vida.
# DICA 1: Álbum 365 dias de gratidão.
Fiz este álbum inspirada na história da Hailey Bartholomew.
À época eu vivia em Angola e por um ano inteiro eu tirava foto daquilo que me fez ser grata naquele dia.
Fazia revisões mensais e no final de 365 dias foi lindo ver quantos momentos maravilhosos estava a viver naquele país, a despeito de todas as dificuldades encontradas lá. Era feliz e sabia!!!!
Mostro abaixo um pequeno exemplo:
# DICA 2: Meditação
Não há relacionamento mais importante do que aquele que você tem consigo próprio. A MEDITAÇÃO estimula a gratidão, uma vez que ao ficar atento ao que ocorre em sua vida, você aprende a ser mais grato e é um círculo virtuoso.
Eu medito todas as noites (uso o Insight Timer, Calm, Louise Hay) e pela manhã faço a meditação guiada da Louise Hay. Super recomendo. Chama-se Louise Hay - Meditação da Manhã - Comece Bem o Dia - Meditação Guiada.
# DICA 3: Comece uma lista de gratidão
Em um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, descobriu-se que os indivíduos que contavam suas bênçãos com frequência eram mais propensos a ser felizes do que os que não o faziam.
Isso mostra que criar uma “Lista de Gratidão” pode ser uma ferramenta muito útil para melhorar nossa felicidade e bem-estar.
Como? Escreva as 5 primeiras coisas que vêm à sua mente e pelas quais você é grato. Seja específico. Escreva o motivo pelo qual o acontecimento ou a pessoa lhe fez sentir grato.
Registre. Com isto, irá treinar seu cérebro para liberar muita dopamina ao longo do dia e você se sentirá mais feliz (pois a serotonina será liberada pelo cérebro).
# DICA 4: Pote da Gratidão
Se não gosta de um diário como a dica 3 sugere, anote e coloque em um pote o que lhe fez alegrar o coração. Vale tudo: um encontro inesperado, uma refeição deliciosa, um sentimento bom, um elogio, um momento cotidianamente especial, algo gentil que alguém fez para você no trânsito, etc.
Agradecer nos ajuda a focar no que temos ao invés do que não temos.
Quanto mais exercícios mentais positivos nós fazemos, mais fortes seremos em nossas emoções.
# DICA 5: Escrever uma carta de agradecimento a alguém
Escreva uma carta, mande um e-mail, qualquer coisa, cujo conteúdo revele o quanto você aprecia no que uma pessoa fez por você. Manifeste sua gratidão a ela. Este simples gesto fará bem para ambos e irá liberar sentimentos e sensações extraordinárias em vocês. A felicidade é um dos benefícios que a gratidão nos traz.
Podemos nos beneficiar dessa oportunidade, ou podemos desperdiçá-la, e se nos beneficiarmos da oportunidade, essa é a chave para a felicidade. Observem que a chave mestra para a nossa felicidade repousa em nossas próprias mãos. Momento a momento, podemos ser gratos por esse presente.
Obrigada por chegar até aqui. Meu desejo é que você passe a vivenciar os ricos efeitos desta simples atitude: a atitude de agradecer e ser uma pessoa que vive em gratidão.
E eu posso afirmar isto com a autoridade de quem, agora, está a experienciar um momento difícil na vida. Se eu consigo, você também consegue!
Gerente de Marketing | Planejamento Estratégico | Inovação em Marketing | Comunicação | Marca | Transformação Digital | Gestão de equipe | Campanhas On e Off | Midia | Eventos| B2B e B2C| Midia| Mentora| Palestrante
4 aAna que bom que vc de fato coloca em prática tudo o que nos transmite. Toda a sua positividade, fé e persistência ajudam vc a lutar e enfrentar todos os seus desafios profissionais e pessoais. Estou contigo para o que der e vier.
Melhoria contínua | CX | Atendimento ao cliente | IA | LSS Black belt | CRM I Métodos ágeis I DEMAIC I Cliente no centro | CX l Scrum | VoC I Designer comportamental
4 aObrigado por inspirar! Com certeza você é o agente da transformação da sua própria vida.
Coordenação de Planejamento de Call Center na Brasil Telecom Call Center
4 aOi Ana, sou totalmente favorável ao seu texto, agradeço todos os dias e sei que manter a positividade é um santo remédio para afastar pensamentos ruins. Tenho certeza que sua positividade e sua perseverança vão derrubar todos os obstáculos, você já é uma vencedora. Saudades do seu bom humor e energia.
Graduanda em Psicologia, Mestranda em Gestão Estratégica de Turismo e Hospitalidade, MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade, Especialista em Administração Estratégica e Mercadológica,
4 aComo não tê-la como fonte de inspiração, Anitias💜
Mentoria carreira Mkt | Palestra Comunicação Assertiva | Curso Trilhas e Armadilhas da Comunicação | Escritor | Diretor Consultoria LFCoelho MKT
4 aInspirador !!!