Gratidão versus Empatia
Vale ressaltar que este artigo está sendo escrito a partir de uma visão pragmática.
É possível observar que virou moda proferir a palavra "Gratidão", mas será que quem profere esta palavra diariamente tem juízo do que esta palavra de fato significa? Vamos buscar do dicionário: "Sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, em relação ao autor."
Em meio a um turbilhão de situações que acontecem diariamente em nosso Brasil, de fato ter Gratidão não é mal algum, porém existe um sentimento que tem sido esquecido quando se pensa em sentir gratidão, a Empatia. Algumas pessoas neste momento vão pensar, "mas é a mesma coisa". Não se trata de sentimentos idênticos, até pelo simples fato deste artigo estar sendo escrito.
A Gratidão virou palavra de frase feita, por tudo se agradece, porém estamos esquecendo de em vez de esperar para agradecer, fazer. Não estamos fazendo nada por ninguém, esperando somente que seja feito para nós. Estamos nos tornando seres individualistas querendo que conquistas individuais estejam em primeiro lugar, mas não estamos sendo capazes de construir juntos, não estamos nos colocando no lugar do outro, não estamos considerando que existem pessoas que estão precisando muito mais de nossa Empatia do que nós da nossa Gratidão.
Quero trazer aqui a contribuição da Arquiteta, Urbanista, Professora e Empresária, Paula Assumpção sobre o assunto: "O ser humano está num momento muito infantil em que se considera merecedor de todos os benefícios e dádivas e pouco devedor. Parece que fazer a sua parte só faz sentido se trouxer algum benefício a si. O sacrifício pelo outro, inclusive a família, não está muito na moda. A moda é pensar em si. Ser feliz. E a ideia de felicidade tem a ver com realizar seus desejos e não com fazer a coisa certa."
Vivemos em Sociedade e somos influenciados por ela assim como influenciamos, porém atualmente estamos em um estágio de inércia tão grande que somente a Sociedade nos influencia e nos faz pessoas cada dia mais passivas e pacatas. Estamos deixando de contribuir com ela assim como diz na música "Como nossos pais" de Belchior, “ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais”, só temos a ação de criticar o novo que recebemos, mas não somos atores deste novo.
Precisamos ter Empatia, o ato de se colocar no lugar do outro sim, sentir a dor que ele sente, assim como a alegria também, porém somente esperar para receber, está nos tornando pessoas medíocres. Sentir Gratidão e Empatia são geradas de diferentes regiões do cérebro e o lado que mais for exercitado é o que terá prevalência, assim também como na nossa Sociedade, o lado que mais for exercitado, mais terá prevalência, a VIDA e o VIVER deveriam ser prioridades, pois só esperar enfraquece o nosso senso de união. Que Sociedade vai existir mais adiante? Uma Sociedade que só espera. Espera dos Governantes, das Grandes Corporações, das pessoas bem intencionadas. Esperar, esperar e esperar.
Chegou a hora de agir, estamos em um ano que o AGIR fará uma grande diferença, politicamente e socialmente. Façamos mais pelos outros!
Sucesso!
Vinicius Santiago - GOTalentos
Gestão de Desempenho | Avaliação de desempenho | Carreira e Remuneração | Orçamento de RH| Indicadores | Folha de Pagamento
6 aMC
Gestão de Desempenho | Avaliação de desempenho | Carreira e Remuneração | Orçamento de RH| Indicadores | Folha de Pagamento
6 aMo