GROWTH: como criar BENEFÍCIOS TRANSFORMADORES para gerar VENDAS EXPLOSIVAS!

GROWTH: como criar BENEFÍCIOS TRANSFORMADORES para gerar VENDAS EXPLOSIVAS!

A cada dia que passa, as mudanças do mundo dos negócios vêm de forma cada vez mais acelerada.

E isso não é de hoje...

Em 1983, o conceito de nova economia foi registrado pela primeira vez na revista americana Time.

Em 2008, o mundo VUCA passou a ser considerado no ambiente dos negócios devido à crise econômica.

Um ano depois, a Editora Aleph publicou o livro "A Cultura da Convergência", onde Henry Jenkins definiu as mudanças tecnológicas, mercadológicas, sociais e culturais, notadas nos meios de comunicação.

Desde então, devido a ausência de previsibilidade que as empresas enfrentam, esses conceitos continuam bastante atuais.

Porém, ainda percebo que a maioria das empresas não conseguem gerar um posicionamento competitivo e propostas de valor assertivas.

Bom... O fato é que ainda vejo empresas com promessas desatualizadas e que não mais geram valor nos dias atuais, como, por exemplo, utilizando termos como QUALIDADE e EXCELÊNCIA como Proposta Única de Vendas.

Sabemos que, atualmente, entregar soluções com um alto nível de qualidade e executar projetos com excelência são obrigatoriedades, e não diferenciais competitivos.

Hoje, as pessoas buscam BENEFÍCIOS TRANSFORMADORES.

É preciso gerar as EMOÇÕES certas, as quais levarão a sensação de VANTAGEM/RECOMPENSA e, consequentemente, irão ESTIMULAR/MOTIVAR uma ação de compra, como mencionei anteriormente em meu artigo Copywriting: como transformar energia elétrica em lucro!

Me deixa te mostrar exatamente como isso funciona:

Uma coisa que eu gosto de fazer é desdobrar o benefício central, que soluciona a macro dor, e deixar explícitos benefícios complementares. Por exemplo:

Se eu prometo o aumento das vendas e sei que essa promessa é vaga, eu deixo claro informações que agregam valor e tornam a minha promessa ULTRAESPECÍFICA.

Então, ao invés de vender apenas o resultado (um "aumento de vendas"), eu vendo também as estratégias, táticas e processos que utilizarei para alcançá-lo.

Olha só alguns possíveis objetivos de Marketing, Vendas e Negócios:

  • Geração de autoridade;
  • Consolidação de posicionamento;
  • Aumento de visibilidade;
  • Construção de engajamento;
  • Educação de mercado;
  • Personalização da comunicação;
  • Aumento do reconhecimento da marca;
  • Conversão em vendas;
  • Diminuição de custos;
  • Construção de audiência;
  • Resolução de gaps de comunicação;
  • Otimização de processos.

Agora você pode estar pensando que...

Como Copywriters, entendemos que uma BIG IDEA/HEALINE giram em torno de um benefício e uma emoção central. Por isso faz-se questionável a apresentação de objetivos com tamanha amplitude como os mencionados acima.

Entretanto, levando em conta que os mesmos são uma base do que é aplicado por nossa equipe da Insights Operacionais, e como trabalhamos o desenvolvimento de todo o ecossistema empresarial, através da Gestão Empresarial, do Marketing Digital, das Vendas Online e Growth Hacking, faz sentido mencionarmos, de acordo com as especificidades de cada projeto e, claro, da forma ideal (com as palavras certas e da maneira correta dentro da estrutura textual), benefícios complementares.

Então a minha dica é: sempre que for pensar nos seus argumentos de vendas, vá além das características técnicas e particularidades básicas.

Isto é, pense em benefícios reais (tangíveis ou intangíveis) e que definitivamente mostrarão um diferencial competitivo. Aquilo que torna a sua empresa única.

Mas lembre-se de estar atualizado em relação aos fatores internos e externos que influenciam o seu negócio para que a sua proposta faça sentido!

Quando a diversidade é aplicada no cenário profissional, existem 4 pilares que comportam uma MACROVISÃO dos negócios, os quais devemos acompanhar para termos resultados cada vez melhores. São eles:

  • Mercado (de forma geral e segmentada);
  • Público (stakeholders);
  • Soluções (produtos/serviços);
  • Fatores externos (economia, política, cultura, tecnologia, sociedade e legislação).

Em meio à isso, considero que o multiverso determina a "Bolha da Confiabilidade", que é resultado da catalogação de informações, de acordo com o conceito de pluralidade.

PS.: Benefícios são pensados desde a etapa de concepção da solução.

Pronto pra vender mais? Conte comigo na sua jornada rumo ao sucesso profissional!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos