Growth Hacking por um Engenheiro

Growth Hacking por um Engenheiro

 

Desde que assumi esse cargo, convivo diariamente com a pergunta sobre o que é um Growth Hacker e o que ele faz.

Antes mesmo de ter essa posição na empresa que trabalho, eu já havia lido a respeito e me questionava sobre o objetivo de um profissional desse nas empresas. Buscando a origem do termo, acabei descobrindo o Sean Ellis, conhecido por ser o mestre do growth hacking, e em seu site li vários fóruns onde se debatiam estratégias e técnicas para crescimento, quase sempre de startups, que em sua maioria vendendo produtos palpáveis ou serviços.

Entretanto, ao buscar algo em sites brasileiros, percebi que a visão era mais simplista: o profissional de growth era descrito como um profissional de performance SEM e SEO, ou até mesmo como um gestor de redes sociais. Usa-se muito a descrição de um profissional que trabalha com experimentação em funis de vendas de um negócio visando sempre alavancar as vendas, ou o desenvolvimento de algum produto. O próprio Ellis define o termo como “o marketing orientado a experimentos”.

"Growth Hacking é o marketing orientado a experimentos"' - Sean Ellis

Ouvindo o podcast do próprio Ellis, é indubitável que ele tenha uma vasta experiência de experimentos, métodos e casos para compartilhar. Pode parecer óbvio, mas essas técnicas não são fórmulas, onde você aprenderá a “Vender 10x mais seu produto” e poderá aplicá-lo rapidamente em seu negócio.

Bem, sou fã do trabalho do Sean Ellis e adoro essa onda de Neo-Marketing que o hacking growth trouxe, onde se tem uma perspectiva diferente perante o marketing tradicional, vendo o marketing de maneira mais analítica. Mas acredito que, pelo menos no Brasil, o Growth Hacking está se banalizando.

Gosto de definir o Growth Hacker como o profissional que procura o crescimento. E crescimento não é apenas aumentar volume, mas sim melhorá-lo. “Ah, mas isso é lead scoring...” Não! O que quero dizer é que o hacking não é intrínseco a vendas. O profissional, na minha visão, deve ter uma compreensão de onde ele está, qual o core business da empresa onde ele atua, o que ele dispõe e no que ele está envolvido.

A engenharia é definida como a junção de vários conhecimentos científicos para a inovação. Do latim, ingeniu, talento, faculdade inventiva. Assim, a engenharia pode ser descrita como a inovação científica de algo. Dessa forma, defino a dizer que o Growth Hacker é o Engenheiro de Marketing.

Engenharia + Marketing
=
GROWTH HACKING

Como dito anteriormente, o Growth Hacker necessita entender onde ele está, se situar no negócio o qual ele deve melhorar. Além disso, ele tem de saber das ferramentas que possui e como pode usá-las. Às vezes, uma ferramenta destinada à finalidade X pode ser usada para melhorar um processo Y, economizando tempo e dinheiro.

Por isso, acredito que o hacking growth não deve ser usado apenas para o crescimento de leads, vendas e melhorias no funil do marketing. Mas sim, para o desenvolvimento do negócio. Ele é o engenheiro de marketing e sabemos que marketing hoje é algo bastante abrangente.

O mais importante para o Growth Hacker é a curiosidade, pois é ela quem o instiga e motiva, levando-o a exercer sua criatividade, resultando assim nos famosos insights. Como diz um amigo meu: fácil é ser gênio, difícil é ser criativo. A criatividade é o combustível das soluções.

Juliana Freitas

Fundadora & CEO @ Bull Banker | Transformando o Acesso ao Crédito | Empreendedora Endeavor

5 a

Excelente texto! Orgulho de vc!

José Pires Neto

Co-Fundador & COO @ Bull Banker | Transformando o Acesso ao Crédito | Empreendedor Endeavor

5 a

Parabéns pelo artigo Matheus! Além de explicar o assunto, mostrar as referências, deixou sua visão pessoal de forma clara. 👌👌

Excelente artigo! Parabéns ;)

Caio Amaral

Product & Growth | Growth Product Manager | Experimentation | CRO

5 a

Ótimo artigo Matheus!

Flávio Augusto

Marketing Digital | Planejamento Estratégico | Conteúdo | Social Media | Inbound | Performance | Branding | Endomarketing

5 a

Leitura leve e esclarecedora. Palmas! Até consegui entender melhor o papel do Growth Hacker nas organizações. 👏😉 #sucesso

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Matheus S.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos