Há 2 anos cá, na Terrinha
Neste mês de outubro faz 2 anos que me mudei para Portugal, para a Terrinha como carinhosamente nós brasileiros chamamos.
E a primeira coisa que gostava de dizer é que fui muito bem recebido por este povo português, nossos irmãos.
E percebi que nós brasileiros somos muito mais portugueses do que pensamos ser.
Quero destacar algumas pessoas que conheci e que foram importantes nestes 2 anos: Pedro Moreira , Nuno Miller, Inês de Castro, Manuel Oliveira e talvez eles não saibam o quanto foram importantes.
Foram importantes pois estenderam a mão sem pedir nada em troca, confiaram em uma pessoa que chegou e sem nenhuma apresentação prévia, entrou em contato com eles.
Esta foi uma das coisas que mais me impressionaram em Portugal, o português é solícito, e aberto a novos relacionamentos profissionais.
Portugal é belíssimo, muito mais do que eu imaginava. Portugal é um país promissor, que tem muitos potenciais para crescer econômicamente e produzir riquezas para os seus cidadãos.
Vejo 3 grandes forças em Portugal: A produção de vinhos, as empresas de Retalho, e um povo educado e que busca o melhor para a coletividade.
Eu e minha família estamos felizes em Portugal.
Chegamos no momento que antecedeu em poucos meses a Pandemia, sofremos juntos, nos cuidamos e cuidamos do próximo.
E não poderia deixar de citar Fernando Pessoa, nas Odes de Ricardo Reis, que me inspira em tudo que faço, e ainda mais cá, em Portugal
"Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."
Fernando Pessoa
Obrigado Portugal!
Head of Communication, Branding & People @ TECMAIA Parque | Employer Branding for GenZ specialist | Speaker | Mentor | PhD in Communication, MSc in Marketing, Degree in HR
3 aObrigado pela menção, Joel. Fico feliz que tudo esteja a correr bem e que sejas um belo exemplo do que deve acontecer nesta realidade. Forte abraço