Há 35 anos venho trilhando o aprender a ser mãe
No último dia do ano de 2016, resolvemos passar a virada do ano fazendo a trilha na Montanha Pedra Bonita em São Conrado no Rio de Janeiro, para apreciar o primeiro nascer do Sol do ano vindouro.
Parece que foi ontem... Graças a impermanência e os caminhos trilhados, hoje, 01 de dezembro de 2021, busco ancorar-me na Invocação dos Índios Sioux, que retrata o momento presente com a imagem capturada do passado recente, com a dança majestosa do Sol, expressando a sua grandiosidade, enquanto, de mãos dadas, e em silêncio, nós duas estávamos iluminadas com a (in)esperada aventura e importância de estarmos ali, renovando a aliança ancestralmente numinosa, que nos liga eterna e infinitamente.
Ó Grande Espírito,
Tua voz eu escuto
No soprar dos ventos.
Tua vida eu sinto palpitar
No universo imenso.
Escuta-me! A Ti eu venho
Como um dos teus filhos.
Sou pequeno e fraco.
Confio na tua força e
Na tua sabedoria!
Peço-te que me transformes em beleza
E que meus olhos não cessem de contemplar
O rastro vermelho do pôr-do-sol.
Que minhas mãos tratem com dignidade
Tudo o que criaste
E que meus ouvidos
Recomendados pelo LinkedIn
Estejam atentos à tua voz.
Dá-me sabedoria,
Para que eu possa compreender
Tudo o que ensinaste ao meu povo
E a verdade que escondeste nas folhas
E nas cavidades das pedras.
Com gratidão,
Mãos puras e olhar sincero,
Possa minha vida se apagar
Na tua presença
como o sol se põe!
Naquele primeiro amanhecer de 2017, não imaginávamos que hoje uma das promessas se cumpria com o reconhecimento da existência planetária e da consistência da identidade pessoal e profissional dela, minha única filha. Monique, minha filha, em meio a pandemia no ano 2020, foi acolhida com sua força e sabedoria, numa empresa fundada em 1865, com 160 mil funcionários, habitando em mais de mil localidades em setenta países. Atualmente integra um Time, que todos os dias, de segunda a sexta, estão virtualmente em nosso lar. O sentimento de pertencimento e reconhecimento se tornou ainda mais evidente, com a publicação que faz valer ainda mais os 17 anos da sua trajetória profissional.
Tudo o que uma Mãe deseja, é que seus descendentes, ascendam com abundância, reverenciando a grande Teia da Vida.
Reverencio a minha filha, e a sua reinvenção cotidiana, o que me faz Ser uma Mãe aprendiz à cada dia, nestes 35 anos.
Filha, “que possamos continuar nos reconectamndo com o sagrado, merecendo novas inspirações, agradecendo sempre, a visão do viver tudo o que foi vivido, através da compreensão, se abrindo cada vez mais para o verdadeiro poder que provém do desenvolvimento de nossos próprios dons. Que possamos ampliar o sentir e o aprender a reconhecer as influências e as forças da Terra e como as energias naturais afetam nossas vidas e o bem-estar. ”
Desejo que todas as pessoas que tenham filhas e filhos, possam acolher e reconhecer a grandeza poética do trilhar de mãos dadas, com as novas gerações.
Graça Santos, mãe de Monique Souza, uma moça que há 17 anos, atua na gastronomia, com amplo conhecimento na área de educação, consultoria, eventos e empreendedorismo em Food Service. Sua trajetória vem evoluindo de forma genuína. Foi ajudante de cozinha, cozinheira Jr, supervisora gastronômica, chefe de cozinha e professora de gastronomia.
Possui longa experiência na formação de chefs e cozinheiros em grandes escolas de gastronomia do Brasil, sendo também empresária e expert em cozinha brasileira, vegetariana e vegana.
No mundo editorial, atua como escritora e foi coautora do livro “Manual Completo de Empreendedorismo”. Destaca-se por seu dinamismo, competência e paixão pela gastronomia. Na Cargill, é responsável por treinamentos, aplicações e desenvolvimento de receitas, promoção de cursos e capacitações, auxiliando os clientes e parceiros na área de Food Service pelo Brasil.