Hábitos Atômicos: o que é e como pode me ajudar?

Hábitos Atômicos: o que é e como pode me ajudar?

Descubra como melhorar seus resultados desenvolvendo Hábitos Atômicos 


A maior chance de alcançar nossos objetivos é setorizá-los de tal forma que possamos implementar pequenos hábitos na nossa rotina. Assim, a longo prazo, essas atitudes permitem-nos aproximar ainda mais dos resultados que esperamos.


É o que nos ensina o empresário James Clear em sua obra Atomic Habits, lançada em 2018, nos EUA. O livro chegou em 2019 ao mercado brasileiro, onde foi traduzido como Hábitos atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus.


Durante a leitura, aprendemos um método bem pragmático para enxergar a nossa rotina diária e colocar nela objetivos que possam ser alcançados. A premissa do autor é que hábitos pequenos, quando executados com consistência e a longo prazo, são capazes de trazer grandes resultados.


Logo na introdução, o autor explica em que consiste o hábito, que pode ser traduzido como uma rotina, uma prática ou um comportamento executado regularmente. Ou seja, são pequenas coisas que você faz que podem ajudar ou atrapalhar, influenciando diretamente seu comportamento. Já a palavra atômico representa uma dimensão muito pequena de algo poderoso. Pensando assim, Hábitos Atômicos são atitudes pequenas e constantes que carregam um grande potencial.


“Todas as grandes coisas vêm de pequenos começos. A semente de todo hábito é uma decisão única e minúscula. Mas, à medida que essa decisão é repetida, um hábito brota e se fortalece.” – James Clear.


O pressuposto de James é que a qualidade da nossa vida está diretamente ligada aos nossos hábitos. Segundo ele, o segredo para obter resultados melhores e mais duradouros é nunca parar de promover melhorias em si mesmo, evoluindo 1% a cada dia. 


Pode parecer contraditório, mas o hábito, mesmo sendo constante, não aprisiona nossa rotina, e sim gera liberdade temporal e financeira para que possamos crescer gradativamente. Dessa forma, o primeiro passo para entendê-los e controlá-los é tomar consciência deles. 


Clear baseia-se no modelo de 4 passos para a formação de hábitos – estímulo, desejo, resposta e recompensa – e nas 4 Leis da Mudança de Comportamento – torne o comportamento claro, atraente, fácil e satisfatório.


Ficou confuso? Vamos pensar em um exemplo simples e cotidiano: o ato de acender a luz de um quarto.


Quando entramos em um quarto escuro (gatilho), desejamos iluminar o cômodo (desejo), buscando ligar o interruptor na parede (rotina), satisfazendo nosso desejo de iluminar o ambiente (recompensa). Esses 4 momentos ocorrem em frações de segundo, pois é um hábito que está enraizado em nós.


Esse loop do hábito é o que filtra a criação ou não de novos hábitos na nossa vida. Se fazemos algo em que a recompensa é positiva, o nosso cérebro automaticamente busca realizar a mesma ação, procurando um gatilho claro, alimentando o desejo da recompensa que foi dada na última ação realizada e incentivando a repetição da rotina para ter novamente a recompensa.


O case da Equipe Britânica de Ciclismo


Em 2003, a equipe Britânica de Ciclismo completou 110 anos sem ganhar nenhuma competição. Por este motivo, fabricantes se recusaram a vender equipamentos para o time, com medo da baixa popularidade. No entanto, David Brailsford, diretor de performance da equipe, criou um novo olhar para as atividades dos atletas, melhorando cada uma delas constantemente. 


Foi então que ele propôs as seguintes transformações: 

  • Redesenhar o selim das bicicletas para ficar mais confortáveis;
  • Passar álcool nos pneus para melhorar a aderência;
  • Implementar shorts aquecidos sobre as bermudas de lycra para manter a temperatura do corpo ideal;
  • Utilizar sensores de biofeedback para monitorar como cada atleta respondia aos exercícios;
  • Utilizar roupas de corrida in-door, pois era mais aerodinâmicas;
  • Contratar um cirurgião para ensinar como lavar as mãos e reduzir resfriados.


E o resultado foi incrível! Entre 2007 e 2017 os Britânicos conquistaram 178 campeonatos mundiais, 66 medalhas de ouro olímpicas e paralímpicas e 5 vitórias no Tour de France. 


Isso nos mostra que a criação de bons hábitos ou a eliminação de maus está ao alcance de todos. Afinal, pequenos passos podem gerar resultados notáveis e grandiosos se você estiver disposto a insistir neles. 


Lembre-se: Você é aquilo que você faz e não aquilo que você fala. Olhar para os seus hábitos de agora, reflete que tipo de pessoa você quer ser no futuro. Cada ação que você executa, é sua decisão, escolha bem!


Gostou do conteúdo? Confira outros artigos disponíveis no perfil e bora crescer juntos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos