Habilidade 1 - Inteligência Artificial

Habilidade 1 - Inteligência Artificial

Em muitos casos, a preocupação com esse assunto está vinculada ao medo do suposto desaparecimento de postos de trabalhos, da substituição do homem por robôs. Nota-se que por mais que os avanços tecnológicos indiquem que as máquinas, por meio da IA, ocuparão o lugar das pessoas em diferentes atividades profissionais, as habilidades humanas não serão substituídas por robôs.

Advogado que escreve uma petição precisa analisar o caso concreto. É uma situação intrínseca do ser humano a avaliação com base em suas experiências de vida. Ainda que o fundamento maior seja a Lei, não se pode deixar o lado humanista. Além disso, no caso dos advogados, o atendimento ao cliente é essencial, já que impacta na fidelização e conquista de clientes.

É indispensável que o advogado encare a IA como aliada que assegura um diferencial no serviço prestado e que auxilia as atividades jurídicas do advogado, trazendo o melhor e mais veloz resultado possível com o mínimo de esforço, trazendo simplicidade e eficiência para o advogado. Os conhecimentos na área de IA serão cada vez mais cobiçados para se manter competitivo diante do cenário da evolução tecnológica. 

A IA atualmente já faz com que o advogado tenha acesso ao escritório em qualquer lugar do mundo, a todos os processos, aos prazos, às pautas de audiências, além de trazer mais segurança, eficiência e facilidade de comunicação entre os membros do escritório.

É justamente por isso que saber usar a IA para tornar o trabalho do advogado mais eficiente, rápido e seguro é uma das habilidades essenciais da advocacia. O advogado inteligente sabe que a IA veio pra ficar, por isso não deve ir contra ela, mas sim utiliza-la em prol de seu trabalho em busca de soluções melhores para os clientes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Caius Lacerda

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos