Habilidades sociais x relacionamento interpessoal: competências complementares e igualmente necessárias
Por Brunella Tristão Simonelli

Habilidades sociais x relacionamento interpessoal: competências complementares e igualmente necessárias

Ele transita com muita desenvoltura por qualquer ambiente, todavia, é conflituoso e individualista. Ela é empática, acolhedora e pacificadora, contudo, trava diante de desconhecidos. Confesse: você conhece pessoas assim!

Embora frequentemente relacionados, relacionamento interpessoal e habilidades sociais se referem a duas dimensões distintas. Portanto, nem sempre esses dois aspectos estarão presentes em sintonia no repertório comportamental de uma pessoa.

O relacionamento interpessoal refere-se à capacidade de se conectar com os outros, construir laços e interagir de maneira saudável. Pessoas com bom relacionamento interpessoal são geralmente amigáveis, compreensivas e capazes de criar conexões significativas.

As habilidades sociais, por sua vez, representam um conjunto mais amplo de comportamentos e estratégias que facilitam a interação social, envolvendo competências cognitivas, emocionais e comportamentais.

Alguns exemplos de habilidades sociais são:

·       Assertividade: capacidade de expressar opiniões, desejos e necessidades de forma clara e precisa. É dizer sim ou não de acordo com cada situação, mas sempre de maneira respeitosa e amigável. A assertividade tira a pessoa da passividade sem fazer com que ela chegue na agressividade e por isso é tão valorizada.

·      Desenvoltura social: capacidade de se comportar de forma natural, espontânea e confiante em diferentes situações. Permite que as pessoas iniciem uma conversa, participem de eventos sociais, apresentem e defendam ideias em público.

·       Comunicação eficaz: manter contato visual e utilizar a comunicação não-verbal como elementos essenciais na transmissão completa de uma informação.

·       Escuta ativa: demonstrar um interesse genuíno pelo interlocutor e dedicar atenção ao que ele compartilha.

·       Resolução de conflitos: habilidade para lidar com discordâncias ou divergências de interesses de maneira construtiva, buscando, por meio da negociação, uma solução que traga os maiores benefícios possíveis para ambas as partes.

E a empatia, tão falada nos dias atuais? A empatia é uma habilidade social que desempenha um papel fundamental no relacionamento interpessoal. É a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, compreendendo seus sentimentos e emoções. Sendo assim, é essencial para criar laços e melhorar a convivência social, facilitando a compreensão mútua e a construção de relacionamentos saudáveis. Portanto, a empatia está intrinsecamente ligada ao relacionamento interpessoal, mas é uma habilidade social que contribui para o sucesso nas interações humanas.

No ambiente de trabalho as habilidades sociais são cruciais para colaboração, liderança e negociação. Além disso, aumentam a autoestima e a confiança das pessoas ao lidarem com desafios e se expressarem, mesmo diante de conflitos e ambientes culturalmente diferentes. Entende agora o por quê de serem tão valorizadas atualmente?

O melhor de tudo isso é que sendo essencialmente humanas, as habilidades sociais também podem ser desenvolvidas. Vamos juntos neste desenvolvimento?

brunella@talentorh.net

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Talento Assessoria e Gestão em Recursos Humanos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos