Habilidades tecnológicas: lobo frontal
O lobo frontal também está associado ao planejamento e ao raciocínio, duas funções essenciais ao aprendizado de novas tecnologias e que tornam os seres humanos as criaturas mais avançadas do planeta. Nesse caso, ele pode ser desenvolvido treinando habilidades de análise e visualização de dados, além de adquirir conhecimentos em conectividade, ferramentas colaborativas e pensamento computacional.
Dados
Os dados estão no alicerce da Indústria 4.0. No entanto, eles precisam ser organizados, analisados e compartilhados efetivamente para serem aplicados de maneira significativa no local de trabalho.
Conectividade
Com as tecnologias Blockchain e IoT, que permitem que mais máquinas, dispositivos, sensores e pessoas se conectem, os funcionários precisarão lidar com sistemas maiores e mais complexos.
Ferramentas colaborativas
Ferramentas colaborativas, como a computação em nuvem, estão rapidamente se tornando um requisito obrigatório, à medida que mais empresas buscam economizar dinheiro, obter uma vantagem competitiva e operar globalmente.
Pensamento computacional
Enquanto a automação deve dobrar nos próximos 3 anos (a contar de 2021), os seres humanos ainda precisarão programar e gerenciar máquinas. Isso requer habilidades em pensamento computacional, lógica e raciocínio.