Haddad: Brasil vai apresentar proposta de tributação dos super-ricos
Notícias e análises da economia e do mundo dos negócios, diretamente da redação de VEJA. Saiba antes. Saiba mais.
Edição: Larissa Quintino
MOMENTO DO MERCADO
O Ibovespa, principal índice da B3, recua 0,8%, enquanto o dólar é negociado em alta de 0,3%, cotado a 4,98 reais até o meio do dia. O índice é pressionado pelas bolsas internacionais, que operam no negativo nesta quinta-feira. Os mercados reagem à inflação de núcleos de janeiro (PCE, na sigla em inglês), que ficou estável em 0,4%. Apesar de não ter avançado, a inflação também não arrefeceu, o que gera apreensão no mercado sobre as próximas decisões do banco central americano, o Fed, na política monetária.
Recomendados pelo LinkedIn
MERCADO FINANCEIRO
O repórter Diego Gimenes entrevistou Bruna Allemann, chefe de investimentos internacionais da assessoria Nomos, para o programa VEJA Mercado desta quinta-feira. A especialista afirmou que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, deverá considerar um potencial aumento de gastos dos democratas em ano eleitoral – os congressistas americanos aprovaram um aumento no teto da dívida do país no ano passado. Allemann também diz que uma eventual vitória de Donald Trump à Casa Branca poderá alterar os planos da instituição para 2025, uma vez que o mercado espera um governo mais protecionista no campo dos investimentos.Para não perder nenhuma edição do programa, siga o canal de VEJA no YouTube e também no Spotify.
TRIBUTAÇÃO DOS SUPER-RICOS
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou sua determinação em construir uma declaração do G20 sobre tributação internacional dos super-ricos até a próxima reunião ministerial, marcada para julho. Haddad destacou a importância do tema para enfrentar os desafios econômicos atuais, e evidenciou o processo bem-sucedido da reforma tributária no Brasil como um primeiro passo do país na busca pela tributação justa. "Acredito que há muito que os países possam fazer por si mesmos. No entanto, soluções efetivas para que os super-ricos paguem sua justa contribuição em impostos dependem da cooperação internacional. Essa cooperação já existe e, nos últimos 10 anos, conseguimos avanços importantes em áreas como troca de informações, transparência e estabelecimento de níveis mínimos de tributação", disse o ministro em reunião em São Paulo.
TREM SÃO PAULO-CAMPINAS
O leilão do trem intercidades, chamado de TIC Eixo Norte, que ligará os municípios de Campinas e São Paulo, está previsto para ocorrer nesta quinta-feira, 29, às 15h. O projeto, encabeçado pelo governo do Estado de São Paulo, compreende serviços de operação, manutenção, melhorias, modernização e expansão do transporte público sobre trilhos, além da implantação do trem intermetropolitano (TIM), uma linha paralela que ligará Campinas a Jundiaí, e melhorias na Linha 7-Rubi, da estação Barra Funda até Jundiaí. O prazo de concessão será de 30 anos. A participação no leilão é aberta a empresas nacionais ou estrangeiras, de maneira individual ou reunidas em consórcio. São dois potenciais participantes: um grupo formado pela CCR e Alstom, e outro pela empresa chinesa CRRC e Grupo Comporte (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol).
Coordenador de Projetos | Engenheiro Projetista | Engenharia Mecânica | Gestão de Projetos | Desenvolvimento de Produtos | Qualidade e Conformidade | Auditorias Internas e Externas | Sistemas de Gestão da Qualidade
10 mQue tal começarmos a taxar os políticos de Brasília?
Imagination Sciences
10 mO Haddad ministro da economia inexperiente na função, não sabe fazer mais nada, a não ser criar imposto para o presidente gastar como quiser.
Gestor comercial na intermediação de negocios
10 mSó pensa em arrecadar. criar alguma coisa está cabeça de camarão Não tem qualificação para tal . Enquanto estiver o ladram e o partido facção criminosa no poder . A piscina está cheia de ratos
Advogado na LEX ASSESSORIA JURÍDICA
10 mDuvido