HARARI X FEI-FEI LI
O texto destacado abaixo é parte de uma newsletter super interessante que recebo do #JulianoNóbrega. Nesta em particular ele trata do debate necessário e urgente sobre os impactos e os limites da #InteligênciaArtificial na relação com os #humanos. Juliano resgatou o vídeo original de um embate pra lá de estimulante, que reuniu simplesmente #YuvalHarari e #Fei-FeiLi, ambos mencionados em artigos meus aqui no Linkedin.
Não é de hoje que Yuval Harari vem falando de "#hackearhumanos". Graças a uma montanha de dados pessoais analisados por uma poderosa inteligência artificial, diz ele, as máquinas passariam a saber mais sobre nós do que nós mesmos. Mas nesse debate, as ideias catastróficas do autor dos best-sellers #Sapiens e #HomoDeus foram elegantemente confrontadas pela cientista Fei-Fei Li, uma das maiores especialistas em inteligência artificial da atualidade e diretora de um centro na universidade de Stanford dedicado a promover uma #IAmaishumana. Resumindo:
- A história nos favorece: "A humanidade já viu tantas tecnologias que, se as deixássemos nas mãos de um mau ator sozinho, sem qualquer regulamentação, colaboração multinacional, regras, leis ou códigos morais, poderiam ter, talvez, não hackeados seres humanos, mas destruído ou feridos humanos enormemente. Mas em geral, nossa sociedade, numa visão histórica, está se movendo para um estado mais civilizado e controlado."
- Ainda estamos longe dessa IA super-potente: as previsões de Harari, diz Li, assumem que "a IA é tão #onipotente que alcançou um estado que já foi além de prever qualquer coisa física, está chegando ao nível da consciência, está chegando ao nível do amor. E quero ter certeza de que reconhecemos que estamos muito, muito longe disso. Essa tecnologia ainda é muito nascente."
- Há problemas hoje: "Diversidade, privacidade, trabalho, mudanças legais, geopolítica internacional. Eu acho que é essencial lidar com isso agora."
- A menção ao amor gerou um diálogo genial. Harari pergunta se há alguma dimensão que não poderia ser "hackeada". Fei-Fei Li devolve: "A primeira palavra que me veio à mente foi amor. O amor é hackeável?". "Pergunte ao Tinder." Risadas na plateia. Golpe baixo, né, Yuval? Como retrucou Li: "Sair com alguém [dating, no original] não é a totalidade do amor, espero". Pois é.
- Quer mais?A fala de Fei-Fei Li no lançamento do centro que dirige é um sopro de otimismo. Ela descreve a inteligência artificial que ajuda na triagem de pacientes no pronto-socorro, na reabilitação de pacientes de derrame, na melhoria da educação em comunidades carentes...
- "O mundo de 2019 é extraordinariamente complexo, beirando os limites de nosso próprio entendimento. Precisamos de uma tecnologia mais inteligente para nos ajudar a entender isso. (...) A IA pode aumentar sua contraparte humana, pode dar apoio e suporte para a engenhosidade que naturalmente possuímos à medida em que o mundo supera nossa capacidade de acompanhar."
- Harari virá ao Brasil pela primeira vez em novembro, num seminário de gestão. Improvável que diga algo muito diferente do que as ótimas palestras disponíveis em seu canal do YouTube — pode poupar os R$ 8 mil do ingresso.
Seguindo a dica do próprio Juliano Nóbrega, recomendo assistir o vídeo na íntegra, pois esse papo é imperdível. Enjoy. (vídeo)