HARDYFLOOR A MAIS DE 20 ANOS NO MERCADO POSSUI SOLUÇÕES PARA PISOS, REVESTIMENTOS E IMPERMEABILIZAÇÃO A BASE DE RESINAS EM GERAL.
SEGUEM ALGUMAS DICAS:
Quando não higienizados e mantidos em condições adequadas, os pisos na indústria de alimentos e bebidas podem atrair muitos microrganismos nocivos. É comum encontrar Listeria monocytogenes em pisos de instalações na indústria alimentos, se estes não forem bem administrados.
Pisos funcionais são fundamentais no ambiente de produção do alimento ou bebida seguro. Eles são higiênicos, antiderrapantes, fáceis de limpar e duráveis.
Os caimentos devem estar perto, mas nunca abaixo do equipamento de processamento para realizar o seu objetivo. A utilização da gravidade para movimentar o líquido pelo chão até um dreno é a melhor opção, pois proporciona uma drenagem eficaz.
Os acabamentos são fundamentais e possuem regras a serem seguidas. A superfície deve ser fácil de limpar, não deve permitir o crescimento de bactérias, ser antiderrapante, garantir a segurança do trabalho e ser esteticamente atraente. Deve ser robusta o suficiente para lidar com possíveis agressões do tráfego de empilhadeiras, produtos químicos e de limpeza, impactos, baixa e alta temperatura e choques térmicos.
Para a impermeabilização é interessante utilizar sistemas densos ricos em resinas que incluem aglutinante, melhorando ainda mais a sua aderência. Selantes especiais podem ser utilizados nas juntas determinadas no projeto.
Agregados especiais de granulometria definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas, são essenciais para fornecer a antiderrapancia correta ao piso. Os tipos de agregados mais comuns são a sílica, quartzo, pederneira e óxido de alumínio.
Recomendados pelo LinkedIn
O grau de resistência ao escorregamento varia de uma parte da instalação para outra, conforme necessidade. Como exemplo temos a área de processamento carregada com óleo e umidade. Esta terá maior demanda pela resistência ao escorregamento do que áreas de embalagem e despacho, que são mais secas. Há diversas ferramentas disponíveis que auxiliam na definição do nível de resistência ao deslizamento. Os mais conhecidos são: testador de pêndulo (EN 13036-4) e o teste de rampa (DIN 51130). Os fabricantes de pisos têm resultados de testes que são baseados nestas ferramentas e podem fornecer os dados. Uma boa ideia é também realizar um teste de rugosidade real em uma pequena área fora do local em que se deseja instalar o piso para garantir e comparar dados.
As agressões como choques mecânicos, quedas de objetos, desgaste, abrasão, exposição a agentes químicos, choques térmicos, cargas pontuais e arrastamento são alguns exemplos das muitas tensões que afetam o piso da indústria. Sabendo que estes eventos podem ocorrer, é necessário definir quais deles se aplicam à realidade da sua indústria. Assim, é possível escolher a melhor espessura, grau de resistência coesiva e módulo de elasticidade do piso.
Estas são algumas orientações para se ter atenção ao projetar instalações de indústrias de alimentos e bebidas, a fim de garantir a segurança dos ambientes. Porém, não substituem o conhecimento de um projetista especialista e fornecedores experientes.
Por isso consulte a Hardyfloor antes de realizar a obra ou reforma da sua indústria.
Faça como alguns de nossos clientes: ARCOR, BUNGE, CARGILL, NESTLE, SYNRISE, GELITA, BIMBO, FAMA OVOS, CAMIL, COCA COLA, HEINEKEN, MARFRIG, JBS, SEARA, GRUPO CRM, DANKE, AÇUCAR UNIÃO ENTRE OUTRAS
Engº Civil, pós em Meio Ambiente
3 aEmpresas que produzem com qualidade, comumente possuem piso com sistema Hardyfloor.