Heróis da Educação

Heróis da Educação

Na última terça-feira (2), tive a oportunidade de fazer uma Live aos Escoteiros do Brasil sobre um tema que amo muito: Jornada Escoteira!

Jornada é uma atividade que desenvolvemos com os jovens escoteiros, ao ar livre, onde os participantes deslocam-se por um trajeto de pelo menos 15 Km, utilizando mapas e bússolas para orientação, dentro outras atividades. Neste momento de isolamento, tentamos traçar algumas estratégias e mostrar algumas ferramentas que podem ser usadas para não deixarmos de proporcionar a atividade aos jovens!

Foi um desafio bastante interessante, não somente pelo tema, mas pelo modelo: Live!

A transmissão em tempo real, para compartilhamento de conhecimento é muito interessante e deve ser objeto de estudo. Para mim, foi objeto de pavor e muita tremedeira. Muito interessante, pois me considero um orador e facilitador bastante experiente em cursos de formação de adultos, tendo mais de 10 anos de experiencia dentro da sala. Mas aí vem o mais interessante, todas as técnicas de andragogia, oratória, comunicação corporal, vão todas por água abaixo. Isso pelo simples fato de estarmos apresentando para uma câmera no computador!

Você, a câmera, o fone, suas preocupações para que o sinal da internet se mantenha ativo, a luz... e do outro lado? Não sei! Não sei o que está se passando.

Seguimos o roteiro, a apresentação, vamos falando, tentando de alguma maneira quebrar um gelo inquebrável, fazer uma brincadeira com palavras, mesmo não tendo resposta nenhuma. Olhei no relógio, ainda possuía 20 minutos para terminar os 60 de conteúdo, mas percebia que estava acabando o planejado. Pensei, vou dar uma “segurada” e quando vi, estava encerrando com 69 minutos. Fechei a câmera. Terremoto no meu corpo. Peguei o celular. Começaram a pipocar mensagens dos amigos, que estavam ali acompanhando. Todos parabenizando. “Parabéns, foi um sucesso”. Eu não sabia nem o que pensar. Só pensava que tinha que ver os comentários e responder as dúvidas, isso se houvessem dúvidas. Isso se houvessem pessoas ao vivo acompanhando comigo. Enfim, haviam! Eram quase 250 pessoas online, mais de 300 comentários, e antes da meia noite já eram mais de 2 mil visualizações. Entrei em choque, pânico. Foi um sucesso. Foi dormir apenas após ver mais duas vezes os 69 minutos e responder todos os comentários e perguntas.

Me senti muito realizado, pois havia dado certo! No dia seguinte me bateu um desespero mais uma vez. Ainda com muitos amigos elogiando a Live, me peguei pensando na educação formal dos nossos jovens, da nossa sociedade.

Só pude concluir que Professores são heróis da educação! Sei o quanto existem profissionais que se dedicam a educação, seja ela onde for, ou o contexto que estiverem inseridos, esses caras são heróis sim. Sabemos também que muitos desses profissionais se perderam no caminho, pensando em si ou apenas no mais fácil, mas não é sobre eles esse post. É sobre aquele ser humano que assim como eu, entende o seu papel como profissional, não teve formação para fazer aulas no “Modelo Live”, tampouco tem estrutura em sua casa para oferecer as aulas aos alunos, preocupado genuinamente nos seus alunos e no plano de ensino que havia preparado para eles, e a cada um!

Deixo minha sincera homenagem e agradecimento aos meus professores e a todos aqueles que assim como descrevi acima, são os heróis da educação em tempos de isolamento social e sempre!

Excelente iniciativa!!!

Marcelo Bellon Ferreira

IT Project Manager at Volvo Group

4 a

Excelente comentário chefe! Muito bom ver sua percepção sobre esse processo "novo" de educação e transmissão de informação e conhecimento, que já está deixando de ser novo. E vejo que temos de acreditar mais em nosso potencial, deixar de lado os medos e partir para cima!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos